domingo, 28 de março de 2010

Semana Santa













          Estamos às portas da Semana Santa, onde celebraremos de maneira mais intima e intensa a paixão de Cristo e a vitória da vida sobre a morte. Estaremos celebrando toda a trajetória final de Jesus onde através de sua dor resgata a humanidade e abre para ela a eternidade com sua ressurreição. Durante todos os dias desta semana para os cristãos, especificamente os católicos, são momentos culminantes de toda a evangelização e história da salvação.

          No domingo de ramos; celebra-se a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como rei e muita festa pelo povo, causando ainda mais ira aos doutores da lei que montam um plano para matá-lo.

          Na quinta-feira; inicia o tríduo para a Páscoa, onde também ocorrem fatos importantíssimos para o cristianismo como a instituição da Eucaristia. No momento que Jesus ceia com seus apóstolos dando-lhes autoridade e responsabilidade de manter a igreja viva e atualizando a paixão, morte e ressurreição de Jesus na celebração da Santa Missa. Nela acontece o grande sacrifício de Cristo dando seu próprio corpo em alimento para humanidade até que ocorra sua segunda vinda, um sacrifício renovado todos os dias no momento da consagração Eucarística.

          Outro fato importante ocorrido na quinta-feira é a missão dos discípulos. Jesus num gesto de servo lava os pés de seus apóstolos e recomendando que para ser discípulo o fundamental é estar na condição de servo. Primeiramente, é necessária humildade e simplicidade, então pede que sigamos seu exemplo lavando os pés uns dos outros. Um gesto de extrema humildade e de serviço. Aquele que pretende ser um evangelizador e anunciador deve em primeiro lugar se colocar a serviço do outro.

          Sexta-feira; é o dia do extremo sofrimento de Jesus, sua dor ao derradeiro, tanto a dor física, a emocional; a dor do abandono e a dor sentida pela maldade humana. Iniciando-se na madrugada onde dois de seus discípulos o trai; um vendendo-o e o outro negando em conhecê-lo e o restante enquanto Jesus pede que os mantenham vigilantes todos dormem. Como um bandido, um malfeitor Jesus é preso e passa a madrugada sendo levado de lugar para lugar. Durante todo o dia da sexta-feira os cristãos são convidados a se aprofundarem na reflexão sobre o amor esponsal de Deus para com a humanidade; sobre as conseqüências do pecado. É um dia de luto e muita interiorização. Logo após a morte de Jesus toda a igreja se silencia ficando enlutada na espera da ressurreição.

         Sábado é um dia de silêncio e também profunda reflexão sobre a verdadeira missão da humanidade em relação à Fé. Ainda no sábado a igreja celebra a vigília pascal, onde a noite é celebrado o grande momento, “O Fogo Novo”, que é o ápice do cristianismo, onde toda celebração é voltada para historia da salvação. São refletidos vários textos bíblicos desde gênesis passando pelas promessas de Deus com a ressurreição de Jesus. Há varias orações especificas onde os cristãos rezam por toda a humanidade independente seus credos. Reza pelos doentes, governantes, ateus, etc e no Domingo de Páscoa é o dia festivo onde todos podem expressar sua alegria celebrar a vitória da vida sobre a morte.

          Finalizando, a Semana Santa é um momento que deve ser vivido com muita alegria, muita interiorização onde todos os cristãos devem vivenciar a Fé no Cristo, no Deus que veio resgatar a humanidade. Dentro deste espírito que devemos viver estes dias e todos os dias de nossa vida.

Ataíde Lemos

Publicado no Recanto das Letras em 01/04/2006
Código do texto: T132045

sábado, 27 de março de 2010

Cruz Símbolo do Amor
















Quando o mundo se encontrava na escuridão
As pessoas perdidas entre dores e sofrimentos,
O Pai chama o filho e pede-lhe uma missão
Ele acolhe o pedido ciente dos acontecimentos.

Neste plano de amor muita gente foi envolvida
Ao chamado de Deus os corações responderam.
Para que a humanidade restaurasse a vida
O Filho de Deus e varias pessoas sofreram.

O preço do resgate foi caro demais para Deus
Pago a preço do sangue de um puro cordeiro
Imolado, humilhado e erguido num madeiro.

Por isto, quando a dor, o desespero se abater
Volte-se para cruz e fixa o rosto àquela imagem
Verás o quanto Deus te ama ao reviver a passagem.

Ataíde Lemos

terça-feira, 23 de março de 2010

A Cura Na Cruz


















Perdido me encontrava
Com um futuro incerto
Vivendo apenas a noite
O medo me seguindo por perto.

Uma tamanha solidão
Companheira dos momentos.
Uma intensa amargura
Sufocando os sentimentos.

Até que olhei pra cruz
Vi aquele rosto desfigurado
Mas serenidade em Jesus
Trouxe-me paz ao coração.

Vi que me olhava
Mesmo numa imagem
Naquele frio madeiro
Mandava-me uma mensagem.

Um amor incondicional
Um coração doador
Que me despertou a esperança
Renasceu em mim o amor.

Logo senti forças, coragem
E o sol novamente brilhou
Minhas noites se foram embora
Nele descobri quem sou.

Ataíde Lemos

segunda-feira, 22 de março de 2010

Espiritualidade, o homem e o aborto.
















          Sempre abordo a questão do aborto de maneira a produzir reflexão sobre nosso comportamento diante este tema e diante a nós mesmo. Jamais o coloco tecnicamente, pois, esta não é minha área. Na verdade, minha área é promover reflexões profundas sobre a conduta humana diante os problemas interiores.

          Pois bem, o tema aborto deve ser encarado, analisado sobre vários aspectos inclusive o espiritual – embora sempre os favoráveis ao aborto não gostem de entrar nesta área. Penso que de tanto excluir a dimensão espiritual algo que está intrínseco no homem é que vemos tantos males ocorrendo.

          Primeiramente, diria que ninguém gostaria de abortar por abortar, ou melhor, ficar grávida para abortar logo em seguida. A gravidez ocorre por ns circunstâncias que não são desejadas. Uma mulher não tem culpa de ser estrupada e de repente descobrir que se engravidou. Talvez este seja o exemplo mais clássico de uma gravidez indesejada e que a mulher é totalmente inocente, o restante infelizmente quer a mulher aceite ou não ela tem parte de responsabilidade na gravidez indesejada – isto é fundamental frisar. A maioria da gravidez indesejada a mulher é co-responsável e não se pode tirar esta co-responsabilidade.

          Particularmente, não ficaria desapontado ou abismado das pessoas que se dizem ateus, ou pessoas que não possui uma espiritualidade transcendental e aquelas que não atuam em nenhuma área social defender o aborto, pois na verdade, estas pessoas são materialistas, ignorantes espiritualmente e por conseqüência a vida para elas têm valor muito reduzido. Acreditam que a vida termina aqui com a morte. São totalmente alheios a outras vidas pós morte.

          Porém, me entristece e fico um tanto quanto reflectico quando certas pessoas se dizem espirituais, pessoas que atuam em entidades sociais quais tem como principio defender a vida daqueles que são excluídos como os homossexuais; os usuários de drogas; os moradores de rua; as crianças abandonadas; os velhos; os soros positivos; as mulheres; as causas raciais enfim, defendem os mais fracos também defenderem o aborto.

          É complicado, pois, quem se diz espiritualista transcendental, acredita piamente numa outra dimensão de vida e somente há vida a partir de uma vida. Quem é a favor do aborto é contra a vida. Como alguém  espiritualista poderia desejar uma vida eterna de paz, sem tormentos se é favoravel a morte humana indefesa?

          Sabemos que infelizmente há mulheres que morrem por meio de abortos provocados, esta é uma outra questão complexa. O aborto provocado é uma decisão pessoal, é uma escolha seja voluntária ou induzida. O aborto provocado é um assassinado premeditado, sendo assim, se a pessoa é capaz de matar um Ser indefeso, ela (mulher) morrer em alguns casos, isto acaba tornando-se uma conseqüência da morte que ela provocou. Paulo diz que a conseqüência do pecado é a morte. Infelizmente, esta frase acaba tendo uma interpretação real. Muitas vezes o preço que se paga com a morte é a própria morte. Porém a palavra também diz; maior pecado tem quem me entregou a ti. Sendo assim, aqueles que propagam o aborto e os que incentivam podem ter um preço muito maior que aquela que morreu por provocar um aborto.

          Quando vemos tantas desgraças no mundo, tantos fenômenos destruindo as vidas. Quando vemos tantas doenças surgindo serve para olharmos e voltarmos para nós mesmos. Deus não condena, ele somente ama, no entanto por nos amar Ele nos corrige. 

          Termino mais esta reflexão não querendo passar a imagem de um fundamentalista, mas sim, usando as palavras de João; “Deus corrige aqueles que que Ele Ama”

Ataíde Lemos

sábado, 20 de março de 2010

Ó Maria, Minha Mãe...













Ó Maria, minha mãe querida
Mãe das dores, mãe aparecida
Minha Nossa Senhora guardai-me
Com Jesus de todo mal livrai-me.

Ó Maria, mãe estrela guia
Que faz da noite um dia
Apresentando-me a Luz
Seu filho amado Jesus.

Ó Maria, mãe de amor
Que tanto experimentou a dor
Como serva se apresentou
“Es me aqui...” ao anjo falou.

Ó Maria, mãe de tantas devoções
Por morar em diversos corações
Os títulos carinhosos que recebe
São homenagens em preces.

O Maria, mãe dos oprimidos
Que por tantos são excluídos
Anciãos, mulheres... maltratadas
E das crianças abandonadas.

Ó Maria, mãe sempre presente
Na saúde ou mesmo doente
Sua ternura acalma a aflição
Segurando minhas mãos.

Ó Maria, mãe rogai por nós
E a todos que rogam a vós
E por todos nós pecadores
Que carregamos nossas dores.

Ataíde Lemos

domingo, 14 de março de 2010

Filho Pródigo



















Na busca de realizar todos os sonhos meus
Pedi ao pai que me entregasse o que era meu
Pelo mundo percorri em busca da felicidade
Sai por ai fazendo tudo que sentia vontade.

Enquanto havia saúde, riquezas... amigos possuía
Muitas festas, diversões.Levava uma vida na orgia
Todos os manjares que o mundo ofereceu provei
Com as conseqüências desta escolha não me importei.

Por fim, o dinheiro, os amigos, as festas tudo se acabou
Abandonado, doente... a solidão foi a companheira que restou
Para sobreviver, na mendigaria passei a viver

Certo dia, para casa de meu pai decidi voltar
Não como filho, mas sim servo ser considerado
Mas em beijos e prantos disse: filho você foi encontrado.

Ataíde Lemos

sexta-feira, 12 de março de 2010

Não te esquecerei mesmo assim




















Se lembrares de mim, lembrarei de você
Se esqueceres de mim, não tem importância
Pois, mesmo em silêncio com você permanecerei.

Tens seu espaço reservado em meu coração
És especial, único; meu amor por ti é singular
Nem sua ausência ou indiferença pode outro ocupá-lo.

O amor que sinto por ti é tamanho
Que nem mesmo traças do tempo corroem
Ainda que não dê a atenção ao valor que mereço.

Ataíde Lemos

quinta-feira, 11 de março de 2010




















         Deus vê tanta preciosidade na mulher que desejou vir ao mundo através de uma.

Ataíde Lemos

Fim dos Tempos
















Falar de fim dos tempos
Numa geração onde a ciência
Está acima do espiritual
É ser considerado anormal.

Falar de fim dos tempos
Numa geração que se acha
Detentora da verdade
É estar fora da realidade.

Falar de fim dos tempos
Mesmo diante os acontecimentos
É ser considerado fanático;
O homem tudo pode explicar.

Falar de fim dos tempos
Mesmo assistindo o que foi escrito
Terremotos, ódio espalhados
Como louco é ser avaliado.

A ciência tudo pode justificar
Mas ela não pode explicar
A profecia que um dia fora feita
Do que se vem ocorrendo.

Um dia Jesus veio ao mundo
E, dos que o anunciaram, muitos
Não o reconheceram como o prometido
Num madeiro fora erguido.

Quem tem olhos que vejam
Quem tem ouvidos que ouçam
Aproveite enquanto há tempo
Converta-se não perca o momento.

Ataíde Lemos

sábado, 6 de março de 2010

O Preconceito Religioso


















          Fico muito triste quando vejo algumas religiões dividirem os homens em dois grupos; os ímpios e os salvos. Os salvos são os que crêem em Jesus Cristo (evangélicos) e os ímpios o restante, entre eles os católicos. Agem como se Deus, no seu mais infinito amor, obrigasse as pessoas seguirem determinadas doutrinas se quiserem salvar-se ou que numa doutrina religiosa se encontra a única Verdade.

         Mesmo com a Nova Aliança, que ocorreu com o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, ainda vivem a seguir o Antigo Testamento, onde se pregava o olho por olho e dente por dente. Onde os povos eram divididos entre ímpios e seguidores do Deus Javé.

          Jesus veio derrubar a muralha divisória espiritual que havia no Antigo Testamento, quando ele prega um novo mandamento “Amai-vos uns aos como eu vos amei” e resume os dez mandamentos em dois “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Enfim, este deve ser o principio fundamental que todo aquele que se diz cristão e deseja ser discípulo de Jesus; o restante é secundário.

          Deus pode agir no coração humano para mudança e direcionamento da vida em qualquer religião, ou   mesmo, se a pessoa não siga nenhuma, pois é no homem que se encontra o verdadeiro templo onde é a morada da Santíssima Trindade.

          Certa vez, um sacerdote relatou-me o seguinte acontecimento: uma mulher que vivia uma vida mundana, não participava de nenhuma religião. Vivia na prostituição, levava as pessoas a fazer o mesmo, já havia feito abortos, enfim, uma “Maria Madalena”. Certa vez, estava brincando carnaval, divertindo segundo seu costume, sentiu um forte calor em si e um pulsar em seu coração e de repente começou a chorar, chorar. Saiu do clube e foi se embora, já estava amanhecendo o dia. Entre o clube e sua casa começou a sentir uma grande paz em seu coração e ao passar por uma igreja ela entrou fez orações. A partir daquele momento teve uma mudança radical de vida.

          Pois bem, o padre me perguntou: onde foi que ocorreu sua conversão? Certamente, foi clube pulando carnaval. Se ao passar encontrasse uma igreja evangélica lá ela entraria, porque seu coração pulsava o carinho e o amor de Deus, no entanto, ela encontrou a igreja católica.

          Muitas pessoas têm sede de Deus, porem, mesmo seguindo determinada religião não conseguem encontra-lo, e acabam buscando em outra. Isto não deve ser visto como algo negativo, ou para maldizer determinada religião, porque foi na outra que ele mudou sua vida, mas sim, pelo contrario, deve ser interpretada como a grande misericórdia de Deus, isto é, Deus não quer que nenhum de seus filhos se perca, ou seja, ele abre uma nova porta onde a pessoa possa se encontrar e, por conseguinte, fazer a sua experiência de fé.

          Em suma, Deus é amor, e não devemos continuar com a mentalidade voltada ao Antigo Testamento,   dividindo os homens entre ímpios e cristãos, pelo contrário, amar cada um com o amor de Jesus, sem deixar ser contaminado pelo egoísmo, vaidade e orgulho que leva a ver o outro como um Ser menor, pelo contrário, louve a Deus porque você encontrou sentido para sua vida, por ter provado o amor de Jesus.


Ataíde Lemos