quinta-feira, 22 de março de 2012

Na luz da Fé



Algumas pessoas acreditam ser algo mirabolante acreditar que Jesus poderia ter vindo sem uma relação sexual. Ou seja, para alguns, foge a lógica da razão acreditar que poderia haver uma fecundação sem a necessidade de um espermatozóide humano.

Realmente, é impossível explicar este Mistério da Encarnação de Cristo, até porque, se é um mistério é porque não há explicação lógica para afirmar e provar por meios científicos esta concepção. Mas, é importante, que refletimos a criação do mundo, ela também não se explica. Ainda que, haja varias teorias, é algo que foge a lógica humana se analisarmos como surgiu o mundo.

A teoria mais aceita para a criação do universo é que surgiu de uma explosão cósmica. Mas quem provocou tal explosão? Quem criou o núcleo que a partir dele houvesse a explosão? Ou seja, do nada, não surge nada.

Dentro desta teoria, é preciso refletir que, além de haver esta explosão cósmica, houve um ajuste fino para que surgisse a vida de um modo geral. Ou seja, esta explosão, foi tão precisa que criou condições para que pudesse gerar vida no planeta terra. Foi um ajuste tão preciso e milimétrico que também foge o entendimento humano. Em outras palavras, para que, a partir desta explosão cósmica a vida existisse houve um milagre.

Ainda, falando em termos de vida, se observarmos a sincronia dela; a perfeição da natureza e cada detalhe específico do ser vivente, seja ele vegetal, animal tanto em sua organização, etc perceberemos que é algo que foi pensado, de maneira tão minuciosa e cuidadosamente que somente um projetista gênio, poderia fazer e organizar. Novamente aqui, podemos observar que existe um milagre, ou seja, um outro Mistério.

Portanto, ao refletirmos a criação do universo; a vida e tudo que envolve ela e nós, se irá chegar a conclusão que estamos dentro de um enorme Mistério. Algo surgiu do nada e transformou em tudo e para isto existiu alguém com grande Poder; um Poder sobrenatural, um poder superior que foge a lógica humana. Um Poder tal, capaz que realizar o que quiser, como quiser e quando quiser. Portanto, a partir desta reflexão não é algo fantasioso acreditar que este Poder Superior, pode gerar uma vida humana a partir de seus desejos, sem intervenção de uma relação sexual humana. Se Ele quiser pode gerar uma vida sem óvulo e sem espermatozóide.

Este Poder Superior, é chamado por quase que a totalidade dos humanos de Deus. Embora, a ciência tem o dever que pesquisar, nos instruir é na religião, e por meio dos escritos dos autores sagrados que encontramos uma resposta na fé, para aceitar e vivermos com este grande Mistério o qual estamos envolvidos.

Ainda é preciso refletir que, embora, a vida seja bela, seja uma obra perfeita, o ser humano sofre. Pois, o sofrimento é também um grande Mistério que por mais que procuramos entender foge a razão humana e se transforma num fator que mais leva as pessoas questionarem a existência de Deus. No entanto, é também através do sofrimento que muitos se aproximam de Deus, pois, ao mesmo tempo em que ele provoca este questionamento é em Deus que se encontra o conforto para superar e conviver com o sofrimento. E, mais uma vez, é na espiritualidade que se consegue encontra resposta.

Por fim, este Poder Superior (Deus para muitos e diferentes nomes para outros), desde a criação do mundo continua a operar e realizar um grande Mistério que é aglutinar mais de 90% da população mundial em torno de si (Deus), levando-os a acreditar na eternidade da vida, fator este que colabora para que o ser humano seja melhor; sobreviva o sofrimento e acredite em sua imortalidade, coisa que foge a lógica da razão, mas que é um fundamento para entender a vida, a luz da Fé.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Para adquirir o livro O Abraço do Pai, entrar em contato por e-mail