domingo, 1 de julho de 2012

Quem ama


Quem ama

Quem ama acolhe
Quem ama se doa
Quem ama não escolhe
Quem ama perdoa.

Quem ama não desanima
Quem ama tem esperança
Quem ama junto caminha
Quem ama tem temperança.

Quem ama tem piedade
Quem ama estende a mão
Quem ama promove caridade
Quem ama possui mansidão.

Quem ama não faz julgamento
Quem ama não promove violência
Quem ama serve em qualquer momento
Quem ama age com clemência.

Quem ama julga com misericórdia
Quem ama possui humildade
Quem ama sempre busca a concórdia
Quem ama corrige com serenidade.

Quem ama não é invejoso
Quem ama cura as feridas
Quem ama não é orgulhoso
Quem ama restaura vidas.
Ataíde Lemos

Diminuição do percentual dos católicos e aumento dos evangélicos no Brasil



Diminuição do percentual dos católicos e aumento dos evangélicos no Brasil

Mateus  16 – 18,19 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Esta semana foi divulgada uma pesquisa do IBGE, e nela se constatou a diminuição do número de católicos e aumentaram o percentual significativo de evangélicos e também os de espíritas. As perguntas e as reflexões que ficam são: por que as pessoas estão deixando a igreja católica? A evangelização não está chegando a todos? A igreja não tem atualizado a linguagem do anuncio evangélico, sem abrir mão da Palavra revelada? Ou os evangélicos mudaram o anuncio e aproximaram da pregação católica.

A bem da verdade, mesmo o Brasil sendo uma Nação Cristã, tendo sua população mais de 85% de cristãos, está muito longe de ser um País que segue o principio do evangelho, pois as maiorias dos cristãos elegem conscientemente políticos corruptos; tem grande parte da sociedade corrupta. Uma boa parte dos que se dizem cristãos é favorável ao aborto, e vários outros pensamentos e práticas não condizem com a fé professada. Enfim, ainda que a imensa maioria professa a fé cristã, na verdade, não a vive em suas vidas os princípios básicos de Jesus .

Mas, voltando a pesquisa, é preciso analisar a igreja católica de ontem e de hoje, como também, os evangélicos de ontem e de hoje:

Primeiramente, a igreja católica possui 3 grandes tesouros que são: Maria, mãe de Jesus e nossa mãe; possui os Sacramentos da Reconciliação e o mais importante dos Sacramentos que é o Eucarístico. A partir do momento que negligencia estes 3 tesouros a igreja católica, torna-se semelhante às evangélicas. E a reflexão que fica é: como a igreja tem preservado estes tesouros e oferecido aos católicos? O que a  igreja católica tem feito para implantar no coração de seus fieis estes tesouros? A Palavra diz que o Reino dos Céus é semelhante um tesouro encontrado e guardado a 7 chaves. Será que a igreja católica tem de fato passados aos católicos que eles são possuidores destes tesouros para assim manterem-se fieis a ela? (igreja católica).

Não há duvidas que a igreja católica nestes 30 anos, vem se abrindo e atualizando nos seus ensinamentos, um exemplo é a RCC, e outros movimentos. A igreja católica também tem inserido no meio do povo através de muitas pastorais sociais. A igreja católica tem se atualizado ao criarem pastorais que se fazem necessários diante as realidades brasileiras contemporânea que surgem como por exemplo, pastoral da Terra, pastoral dos de 2ª união, Pastoral da sobriedade e tantas outras. A igreja católica tem estado ao lado dos excluídos, porém, se levanta também outra reflexão: ela não tem estado tão inserida no meio do povo que tem negligenciado sua missão ou melhor, negligenciado em oferecer, em anunciar os seus três tesouros citados acima?

Já as igrejas evangélicas mudaram substancialmente nestes 30 anos, o que no passado eram dogmas para eles, hoje é aceitável, inclusive símbolos católicos são usados em varias denominações evangélicas como por exemplo, a cruz. Hoje muitas igrejas aceitam Maria –  não ainda como mãe, mas como uma mulher importante para a salvação –  coisa que no passado era um dos pontos debatidos por eles contra os católicos. Muitas igrejas evangélicas já aceitam a ressurreição da alma logo após a morte terrena, coisa que não aceitavam, ou seja, para todos os evangélicos, no passado após a morte a pessoa, mantinha-se dormindo até a ressurreição da carne nos fins dos tempos.

Varias igrejas mudaram conceitos de vestimentas dos seus membros, passaram aceitar, calças, corte de cabelos, maquiagem, etc. Não debatem mais se Maria teve vários filhos, se ela se manteve virgem após o parto. Enfim, os evangélicos hoje estão quase falando a linguagem católica.

           Outro fato interessante, está em relação a esta evolução de pensamentos é o relacionamento entre os católicos e os evangélicos. No passado havia hostilidade para com os católicos. Para os evangélicos, os católicos eram considerados ímpios, condenados ao inferno, hoje isto não existe mais, os evangélicos cuidam dos seus rebanhos inclusive, varias atividades são realizados em conjunto com os católicos. Portanto, mudou muito o perfil e os conceitos dos evangélicos no Brasil e sem duvida, este novo comportamento aproximou os evangélicos dos católicos.

          Por fim, na verdade, uma profecia começa a se cumprir, ainda que muitos podem não se dar conta disto, está se formando um só rebanho. O Espírito Santo está unindo os cristãos.  João, 10:16: “...elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.”


Ataíde Lemos
Escritor e poeta