sexta-feira, 14 de junho de 2024

Pai afasta de mim este cálice

 


Gostaria de refletir a frase de Jesus no Getsmani,  "Pai se for possível afasta de mim esse cálice mas, não faça a minha vontade e sim a sua".Por que Jesus disse isto? Será que Jesus estava fraquejando? Será que ele estava querendo desistir da cruz?Antes de iniciar gostaria de deixar uma reflexão: Imagine que você tem 5 filhos e destes, 4 se perdem nas drogas, no alcoolismo ou outra situação que for e apenas 1 deles consegue se realizar. Você pai e mãe se sentiriam felizes ou realizados sabendo que perdeu 4 filhos e apenas 1 deles conseguiu sobressair? A sua felicidade estaria completa? Uma outra situação: você possui filhos que não te visitam, que não se preocupam com você mas, de vez em quando,  fala um oi oi, um tudo bem porém, não te convida para nada, raramente vai em sua casa será que de fato estes filhos te ama?Pois bem, voltamos a Jesus e a Deus Pai.

Quando nossos primeiros pais pecaram, estávamos condenados ao fogo eterno e Deus prometeu que mandaria o Salvador para nos resgatar e nos levarmos para o céu. Então, ele desce da realeza, se encarna em Maria e vem ao mundo com este propósito. Mas, como nós o recebemos? De maneira humilhante. Jesus viveu uma infância excluída, durante sua vida pública foi hostilizado, maltratado, perseguido, humilhado e até chamado de Demônio pelos seus. Ou seja, o salvador veio o mundo sem um minimo, de recepção de dignidade, exceto por alguns pouquíssimos.

No Getsmani estava o homem Jesus mas, também a Pessoa Deus e ali ele viu todo o seu sofrimento passado, presente e futuro em vão, porque viu uma humanidade que não ama a Deus como no é preciso ama-lo no 1° mandamento. Uma humanidade que não está preocupada com a eternidade, apenas uma raríssima exceção. Este "afasta de mim esse cálice" é uma pergunta que Jesus faz ao Pai, vale a pena todo esse sofrimento por uma raríssima exceção de pessoas? E quando Jesus diz não faça a minha vontade mas, a sua é porque Deus diz que vale a pena, ainda que sejam poucos que se salvarão.

Aí eu volto a pergunta do início: você que vive uma vida irregular matrimonial, ou seja, é amasiado; você que não batiza seus filhos; você que diz Deus sabe como que eu sou, Deus me conhece e então, não procura os sacramento; você ama a Deus ainda que vivas com o nome Dele na boca?

Você que vive na igreja mas, a todo tempo está murmurando da vida, está reclamando, está mentindo, fofocando de fato ama a Deus? Você que Deus abençoa todos os dias lhe dando condições financeiras, saúde e quando lasca uma unha do dedo  já está reclamando; você o ama?

Infelizmente, a maioria de nós buscamos Deus não  porque o amamos mas, atrás de algo, por milagres e não por amor. 

Enfim, este pedido de Jesus ao Pai, deve nos levar muito a refletir se amamos de fato Deus e se queremos a salvação ou nao,


Ataíde Lemos