domingo, 20 de junho de 2010

Ser Cristão e Fazer a Experiência de Jesus Ressuscitado


















Ser cristão é fazer a experiência de Jesus ressuscitado. A páscoa nos proporciona esta oportunidade. Viver a páscoa é isto, é mudança de vida, e somente ocorre, quando fazemos a experiência não de um Jesus humano, mas sim, um Jesus agora ressuscitado.

Esta experiência passa por uma transformação de mente, assumindo nossa condição de homens pobres, miseráveis, maus para que assim, desprendemo-nos de nós, reconhecendo de fato quem é Jesus; o filho de Deus.

Muitos dos que viram Jesus logo após sua ressurreição não o reconheceram, porque isto ocorreu? Certamente, porque a cabeça dos discípulos ainda se encontrava voltada às coisas humanas e embora Jesus conversasse com eles, comia com eles, ainda sim, não perceberam que aquele homem era o próprio Cristo. Enfim, os discípulos ainda que o conhecesse, tendo convivido com ele, não haviam feito a experiência do Jesus ressuscitado.

A dificuldades deles em reconhecer Jesus ressuscitado e fazer a experiência de fé também é a mesma dificuldade que encontramos. Esta falta de viver esta experiência nos leva a não assumirmos nossa Fé autentica, deste modo, vivermos em constantes vacilos e posições anticristãs. A fé cristã exige tal experiência.

As escrituras do Antigo Testamento tiveram como objetivo central preparar e apontar a vinda de Jesus, no entanto, observamos que poucos foram aqueles que o reconheceu. O Novo Testamento é a aliança que ocorre, e seu objetivo é apresentar Jesus, prepararando o povo para sua segunda vinda. Sua segunda vinda consiste em acreditar de fato que Jesus ressuscitou, vive e reina. No entanto, é fundamental que a fé em Jesus aconteça pela nossa consciência de tudo que somos, para que a partir daí, aceitamos a ser sua testemunha e discípulos.

Acreditar em Jesus simplesmente pelos livros, por uma catequese sem fazer a experiência dele no dia a dia é viver uma fé morta, pois, seremos levados pelo vento. Enfim, é uma fé sem consistência.

Quando fazemos a experiência de Jesus ressuscitado, evidentemente somos transformados e nada consegue desviar nossa caminhada, nosso seguimento a Jesus. Passamos a compreender o que significa a palavra Vida e assim, a defendemos sem questioná-la desde sua concepção, sendo contra todas as ideologias de morte que possa existir.

O cristão que faz a experiência de Jesus ressuscitado não é cego, nem fundamentalista em suas posições. Não é ignorante, pelo contrario, ele é alguém que aceita os mistérios de Deus, e tem sua vida direcionada a defendê-la, desta forma, não sede aos apelos do mundo, mas sim, se torna o transformador dele (mundo). Pois Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e assim, pela experiência de Jesus ressuscitado o cristão assume sua condição de pecador, tornando-se missionário, (propagador do Reino dos Céus) e defensor da Vida em toda sua dimensão.

          Ataíde Lemos

Um comentário:

  1. Ser Cristão é tudo que diz no seu comentário e ainda e ainda empenhar-se na difusão das palavras que levam a difusão do evangelho que proporciona o crescimento da fé. Se calar-mos tambem Ele não se revelará a nós. Fazer de nossas vidas, álgo vivo em uma matéria não visível mas sentida e presente em nós. Abraços,Ésio

    ResponderExcluir