segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seguir as leis e os preceitos de Deus


          Ao depararmos com as leis de Deus, com os mandamentos no primeiro momento sentimos que é muito difícil viver o que Ele nos pede. Parece que Deus exige muito e que suas leis são utópicas e abstratas, isto é, longe de nossas possibilidades em cumpri-las. No entanto, a Palavra de Deus nos diz que não, pelo contrário, ela está muito próxima de nós, está em nosso coração.

          Pois bem, para vivermos os preceitos de Deus, uma coisa apenas é necessária; transplantar nosso coração de pedra e no lugar colocar um coração de carne. Basta entendermos que não somos deste mundo, que temos algo que nos diferencia dos outros seres vivos. Basta termos o coração voltado para o alto, os olhos voltados para o irmão e os pés firmes no chão.

          Certamente com um coração de carne sensível as coisas de Deus e as necessidades dos irmãos, perceberemos que obedecer as leis de Deus e viver os mandamentos é algo concreto e fácil de ser realizado, pois a própria vivência do amor nos leva a segui-los naturalmente.

          Jesus é a realização do plano de Deus. É a manifestação do Deus invisível que se personifica nele. Em Jesus encontraremos a força, a sabedoria para a transformação de nosso coração. Nele está a seiva que nos mantém vivos e no firme propósito de seguir e descobrir nossa verdadeira identidade de filhos de Deus.

          Jesus é a cabeça da igreja, quando falamos sobre a cabeça logo lembramos do celebro, o qual governa toda nosso corpo físico, emocional e espiritual. Sendo assim, podemos também dizer que Jesus sendo a cabeça é aquele que nos conduz em nossas ações para que consigamos seguir os preceitos de Deus, que nada mais é que viver a plenitude do amor.

          Ainda podemos dizer que Jesus é o bom samaritano. É aquele que nos acolhe nos momentos em que nos encontramos em sofrimentos. Aquele que cuida de nós apresentando-nos ao Pai, a fim de que sejamos curados. Jesus é bom samaritano que, quando o mundo nos abandona ou passa por nós sem olhar, ou mesmo com piedade, mas sem nada fazer nos abraça, cura as feridas e permanece conosco até que estejamos completamente curados.

          Seguir Jesus, seguir os preceitos da lei é agir como Jesus, isto é, também ser o bom samaritano procurando sempre ver no outro, independente sua raça, religião, cultura, condição social o próximo. É ao ver aquele próximo que sofre cuida-lo e apresenta-lo a Jesus para que possa restaurar a sua vida e a dignidade de filho de Deus.

          Enfim, viver a lei de Deus não é algo abstrato, mas sim perfeitamente possível quando se permite ser acolhido por Jesus para que o coração possa ser transplantado. Portanto, quando se consegue ver em Jesus o bom samaritano e perceba no irmão o Cristo transforma-se também no bom samaritano.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário