domingo, 30 de agosto de 2009

2009/2010 Ano Sacerdotal - Quem é o Padre

Quem é o padre? Um homem tirado do meio do povo para servir a este povo. Pois bem, gostaria de refletir sobre o padre.
Primeiramente é preciso dizer que a espiritualidade é uma mística existente no Ser humano que com o passar do tempo, por meio da cultura, da educação e das experiências empíricas vai se desenvolvendo e se firmando no homem.
Pois bem, normalmente o desejo de ser padre nasce num adolescente ou jovem que tem uma participação ativa na igreja como, por exemplo, ser participante de grupos de jovens e outros movimentos e pastorais na igreja. Também é comum estes adolescentes ou jovens serem oriundos de famílias que têm uma vivência de igreja. Muitas vezes o desejo surge e a família é a grande incentivadora para que o filho desenvolva dentro de si cada vez mais este desejo, inclusive auxiliando para os primeiros passos concretos.
A partir de algumas entrevistas o jovem dá entrada no seminário onde termina seu curso médio passando então a ter disciplinas específicas como Filosofia, Teologia e também o estudo da Bíblia para conhecê-la mais profundamente dentro de um contexto, ainda estuda a história da igreja através daqueles chamados doutores da Igreja, isto é, homens (santos) intelectuais que deixaram inúmeros escritos. Enfim, o jovem se aprofunda em conhecimentos por meio da educação para se preparar teoricamente para o sacerdócio.
A partir de um tempo no seminário este jovem além do estudo aos finais de semana trabalha nas paróquias auxiliando os padres nas missas e nas pastorais. Esta é uma forma do jovem superar os desafios do sacerdócio familiarizando-se e perdendo a timidez, desenvolvendo seu emocional no que tange ao contato com o povo.
Ao terminar os estudos o jovem recebe a primeira ordem chamada Diaconato. Isto é, ele já passa a ter algumas missões específicas e também o Diaconato é uma espécie de preparação para receber a ordem definitiva do sacerdócio, pois uma vez recebida ele será padre até morrer, ainda que renuncie ao seu ministério ou seja afastado pela igreja por determinada situação. Enfim, o Diaconato é para que de fato o jovem reflita seu verdadeiro desejo de ser padre. Se é isto mesmo que ele quer.
Pois bem, ao estar convicto então é ordenado presbítero por meio de uma linda celebração, realizada por um Bispo, tendo suas mãos ungidas – recebendo por meio de uma mística – o poder de perdoar os pecados através de suas palavras e também transubistanciar o pão e o vinho no corpo e sangue de Cristo. Enfim, o jovem passa a ser um sinal visível de Cristo para continuar a missão de Jesus numa determinada comunidade.
A pergunta se repete: quem é o padre? O padre é um ser humano comum como todos nós mortais, sente frio, calor, tem ciúmes, é egoista, erra, peca, tem desejos sexuais, etc. Enfim, em tudo é semelhante aos mortais. No entanto, pela graça de seu ministério tem uma vida de oração, de constante conversão que o torna um homem especial. Pois com toda a fragilidade humana leva a Palavra de Deus, de Jesus e também leva Jesus até às pessoas por meio da Eucaristia, muitas vezes sofrendo espinhos em sua carne.
Enfim, o padre é uma pessoa escolhida por Deus e, como Maria disse o Sim, ele também o diz enfrentando todos os desafios de sua humanidade e da sociedade, mas que no final de sua vida sorri e diz “Combati o bom combate”. Isto é, é uma pessoa feliz apesar das renúncias e dos desafios.

Ataíde Lemos
Revisão:
Vera Lucia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário