domingo, 20 de dezembro de 2009

Quem é Maria para Deus e para a humanidade















          Deus criou o mundo e todas as coisas que nele há. Então, resolveu criar o homem a Sua Imagem e Semelhança para que também tivesse o Dom da criação e administrar cuidando de toda obra feita por Ele. E assim o fez, criou o homem e depois vendo que se sentia só criou a mulher. Sendo assim, todos somos criaturas de Deus.
          Pois bem, Deus para testar a fidelidade de sua mais nobre criação lhe ofereceu tudo, apenas que não comece a fruta de uma arvore que havia, mas o homem sentiu-se aguçado e estimulado pelo desejo de se igualar a Deus – ouviu a voz do demônio simbolizado por uma serpente desobedecendo assim seu Criador. Enfim, o homem aproveitando-se da liberdade – livre arbítrio e seduzido pelo mal pecou. A partir de então, o homem sentiu medo, vergonha e abriu-se para a ação do mal na humanidade.
          O fruto do pecado é a geração de mais pecados. Isto é, o fruto do pecado é a morte que pode aqui ser refletida como um mundo onde o espiritual é sucumbido pela natureza humana levando o homem a viver constantemente em sofrimentos procurando se encontrar por não sentir a plenitude de Deus em sua vida.
Deus vendo esta realidade, ou seja, o homem numa treva sem fim, no escuro e sem perspectiva de se encontrar se encarna na segunda pessoa de Seu Filho e envia-o a humanidade para seja Luz no mundo. Porém, Deus não tem pecado e não poderia vir como pecador, sendo assim, Ele preserva uma mulher do pecado a qual será por onde trará a Luz do mundo.
          Esta mulher é preparada com carinho, vem de um lar santo onde recebe toda formação espiritual. Todo um modelo de educação para que possa transmitir ao seu futuro filho (Jesus). Esta mulher, Deus lhe dá toda uma estrutura emocional de mansidão e sabedoria para ser a educadora e formadora de Jesus tanto espiritual como a de homem enquanto está em formação.
          O SIM de Maria simboliza o sim daqueles os quais não entendem o projeto de Deus, mas tem a certeza de Seu amor e que Nele tudo se faz. Representa o SIM dos corações que acreditam nas promessas de Deus.
          Jesus é o verdadeiro Deus, mas também verdadeiro homem, e como homem foi preservado do pecado. E este pecado subentende-se também o pecado de origem, por isso Maria foi preservada também deste pecado. Embora ela seja essencialmente humana é uma pessoa diferente de todos nós. Maria é uma pessoa especial diante aos olhos de Deus e assim, também todos nós humanos devemos olhá-la com um olhar especial.
          Maria como João Batista soube o momento de sair de cena, para que o mundo conhecesse a Luz. Soube aparecer nos momentos onde Deus necessitava de sua presença para mostrar a humanidade seu valor diante aos olhos Dele, bem como levar a humanidade a ouvi-la nos momentos oportunos e fundamentais.
          A entrega de Maria, pelo seu filho (Jesus), no momento em que se encontrava na cruz, não são palavras vazias ou de piedade por partede Jesus ao vê-la sofrendo diante sua morte, mas sim uma entrega de fato à humanidade como mãe. Ao mesmo tempo em que ele diz filho eis aí sua Mãe, diz Mulher eis aí seu filho. Desta forma ele (Jesus) está a entregando para nós e nos entregando para ela.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário