sábado, 17 de julho de 2010

Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro Homem





















          Jesus é homem? ou é Deus. Esta é uma pergunta que se conseguirmos compreender e chegar a respostas certamente, aceitaremos de maneira mais plena os Mistérios de Deus e assim, viver a autenticidade de nossa Fé.

          No evangelho de São João ( 1, 14 ) E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. Quem é a Palavra que fez homem segundo João? É Jesus. Então podemos deduzir que Jesus é verdadeiro Deus.

          Porem ficamos numa indagação, Jesus era homem? Como sendo Deus! Poderia ser homem? Jesus era homem, os evangelistas narram seu nascimento, suas vida publica e dentro destes acontecimentos percebemos em Jesus sua condição humana. Então podemos dizer que Jesus era verdadeiro homem.

          Quando não conseguimos chegar a este entendimento, certamente podemos humaniza-lo tanto ao ponto de negar sua divindade, e sendo assim, questionar toda suas ações realizadas como os milagres, as suas afirmações de Filho do Homem. Porem, por outro lado quando não entendemos a humanidade de Jesus, caímos no risco de imaginar que todo o sofrimento, toda a trajetória de Jesus quanto sua humanidade foi uma farsa, isto é, todo sofrimento na cruz, toda a agonia foi simplesmente um teatro.
 
          Por isso que devemos estar atento ao que nos é repassado e temos que ouvir o que a igreja nos propõe e nos diz. A Palavra de Deus é complexa e sem um conhecimento profundo teológico podemos ser induzidos a vários erros de interpretações. Muitas vezes o segredo do entendimento esta numa palavra, num versículo o qual não temos apercebido ou sequer paramos para refletir.

          Em muitos momentos somos questionados sobre Maria e fica uma pergunta. Maria é mãe de Deus ou de Jesus enquanto homem? Acredito que se aceitarmos que Jesus é Homem e também é Deus, certamente a resposta quanto Maria ser ou não mãe de Deus fica respondida.

          Vamos refletir novamente a Bíblia João ( 1,6-9 ) Apareceu um homem enviado por Deus que se chamava João... ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz ... a luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. João esta falando de Jesus que se encontrava no ventre de Maria. Continuando a reflexão bíblica vemos em Lucas (1,40–45) Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. Com um grande grito exclamou: Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto entre teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar ? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvido a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada...

          Esta narrativa trás dois fatos importantes. Um está relacionado a Maria, o outro a divindade de Jesus. Há alguns que insistem em dizer que Jesus torna-se Divino somente após seu batizado por João Batista.

          Mas voltando a Maria, aquela saudação de Isabel deixa claro que o menino o qual estava em seu ventre é Deus. Sendo assim, não há como questionar Maria não ser mãe de Deus, está claro nesta narrativa evangélica ou o evangelho e mentiroso.

          Mesmo sendo mãe de Deus ela é criatura, pois, Deus já existia antes dela, mas com o mistério da Encanação, Maria passa também a condição de mãe de Deus, não pelos seus méritos, mas pela graça.

          É importante dizer que Maria sendo mãe não se eleva a Santíssima Trindade, mas torna-se a primeira discípula de Jesus. Maria, não assume a condição de Deus, mas sim serva, ela mesmo reconhece esta realidade quando em muitos momentos diminui-se para que Jesus apareça.

Ataíde Lemos

2 comentários:

  1. Adorei, lendo o que vc escreve sobre Maria a mãe de Jesus só me faz uma pessoa melhor e entender melhor quem foi Maria .

    Vc para mim poeta é extraordinário.Obrigado pela sua amizade. Bjs desta fã.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. É de bom compartilhar com os outros as suas reflexões, porque ela vem de sua profundeza espiritual, um homem que tem o discernimento de emitir opiniões porque está afeito as conquistas da alma que vem pelo saber alicerçado em conceitos de quem tem conhecimento de seu universo interior e possui uma ecleticidade também de seu universo exterior.Boa interpretação Bíblica Ataíde.

    ResponderExcluir