domingo, 27 de junho de 2010

Os Discípulos De Emaús E Nós



















Jesus ressuscitou, mas por um período ficou no meio de nós, não como um fantasma, mas suas aparições consistiam em manifestar a ressurreição, cumprindo assim suas palavras fortalecendo os discípulos acreditarem nas promessas e na vida eterna.

Entre estas aparições uma delas nos chama atenção, quando encontra os dois discípulos que estão tristes caminhando de cabeça baixa falando de todos os acontecimentos ocorridos naquela páscoa. Percebe-se que, aqueles dois homens eram amigos íntimos de Jesus e o conhecia muito bem, pois narram os fatos ocorridos com perfeição e demonstram muita tristeza e inconformados pelos acontecimentos.

Muitas vezes, nas atribulações do dia a dia de nossa vida passam despercebidos momentos primordiais tanto boas como de sofrimentos. Embora digamos acreditar em Deus, não conseguimos ampliar nossos olhos e vê-lo, ou mesmo tirar lições de tais acontecimentos.

É comum diante de um sofrimento lamentarmos, nos achando que somos esquecidos por Deus ou que Ele não nos ama o suficiente devido nossas falhas, ficando numa murmuração sem fim, reclamando de tudo e de todos. Temos atitude daqueles discípulos, isto é, ficamos tristes vivendo um passado onde não enxergamos o verdadeiro sentido dele.

Quantas vezes Deus está sempre querendo nos acordar, chamar a atenção para a nossa felicidade, para o fortalecimento, porem devido nossas lamentações nossos olhos da fé permanecem fechados não enxergando Deus caminhando conosco.

No entanto, Deus sempre está atento e jamais perde a esperança de que abriremos os olhos da fé e quando percebe que não conseguiremos enxergar a Sua presença, através de sinais se revela da mesma forma que revelou aos discípulos de Emaus, partindo o pão. Aquele gesto imediatamente os fez reconhecer seu mestre.

Quanto mais percebemos a presença de Deus caminhando conosco procurando aprender com os acontecimentos e tiramos lições de certos momentos, mais rápido pode encontrar a solução e com alegria podemos carregar nossas cruzes na certeza da vitória.

Jesus caminhou longo tempo com aqueles discípulos, porem a tristeza, a cabeça baixa os tornou cegos, não permitindo reconhecerem que Jesus caminhava com eles, mesmo ele narrando toda a história da salvação, especialmente as partes onde dizia sobre a ressurreição.

Certamente, este evangelho é muito contextual na nossa vida. Que esta boa noticia possa nos proporcionar a não ficar na beira do caminho devido os obstáculos, mas sim, aprender a passar por ele na certeza de que Jesus nos ama e caminha conosco.

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário