sábado, 25 de junho de 2011

Quem é Jesus?


Em uma passagem no evangelho Jesus pergunta para seus apóstolos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Trazendo esta mesma indagação feita por Jesus para a sociedade de hoje a cada um de nós de maneira particular, qual seria nossa resposta? É difícil responder esta pergunta, porque ela nos compromete e nos remete a uma transformação radical de vida. Talvez saibamos teoricamente, o que não temos, é a coragem de assumir de fato quem é ele e agimos como aquele jovem rico.

Caso o olharmos como um grande homem que esteve no meio de nós e nos ensinou, deixando seu legado e que através de seus atos e palavras nos ajudou a compreender um pouco mais sobre o amor ao próximo, acredito que, tornou-se importante sua existência, mas ainda assim, não leva-nos a compromissos, ou seja, transformações substanciais interiormente.

Se não soubermos quem é ele, então temos que buscar a conhece-lo de maneira mais profunda, e certamente, este conhecimento nos provocará a mudanças. Na verdade, o que ocorre é que, temos certos conceitos e atitudes que não queremos abrir mão deles, neste caso, viver a ignorância para muitos é a melhor maneira de não se comprometer com a ética, com a fé, com o irmão, com os valores morais, com a vida e sobretudo, com o corpo.

Agora, se realmente sabemos quem é Jesus, ai então, acabamos sendo responsáveis pelos nossos atos, mas por outro lado, esta revelação já é a manifestação do próprio Espírito Santo. Sendo assim, esta manifestação significa dizer que, aquele que de fato sabe quem é Jesus sua vida já se encontra em comunhão com ele.

O Ser humano vive num constante conflito interior. O conflito entre a carne e o Espírito. A carne vem do humano é corruptível, já o Espírito vem de Deus é Santificado. A carne sofre as influencias da matéria, do mundo, alias, é composta da própria matéria por elementos físicos e químicos existentes na natureza. O Espírito, pelo contrario, é transcendental, é a essência de Deus no Homem. Por meio do Espírito Deus vem santificar a carne. Vem trazer a santidade a está matéria.

Quando compreendemos quem é Jesus somos movidos a uma mudança radical aos compromissos desta descoberta, somos capazes de perceber nossa força nele, e então, enfrentamos nossas dificuldades, lutamos de maneira concreta anunciando, denunciando e construindo o Reino de Deus através de nossas ações e, sobretudo, na busca desta santificação do homem por inteiro.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Um comentário:

  1. Ataíde, excelente seu blog.
    E estou muito contente por vc participar
    da Comunidade Reviragita Poesia.
    Abração,
    Ci.

    ResponderExcluir