sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco




 Papa Francisco

            Parece que o mundo católico e também a sociedade de um modo geral estão muito felizes  com a escolha do novo papa Jorge Mario Bergoglio agora Francisco.

Segundo a biografia do papa Francisco, é de uma pessoa simples, que leva uma vida de humildade, dispensando os privilégios que tem direito pela posição de pastor que ocupa, sempre estando no meio do povo. O papa Francisco, pertence a ordem dos jesuítas que possui à pobreza como votos perpetuo e extrema obediência ao bispo de Roma (Papa). Também possui extremo carisma de ser uma pessoa brincalhona, alegre e humilde em seu cotidiano longe das pompas, porém, um sacerdote extremamente zeloso para com o evangelho. Consciente da proposta de Jesus e da igreja enquanto, instituição profética e guardiã da Boa Nova.

A escolha do agora papa Jorge Mario Bergoglio por Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis, cujo santo é o grande responsável pela reforma da igreja católica pelo seu jeito humilde e simples de viver. Santo que deu um novo rosto à igreja e é inspiração de inúmeras ordens religiosas que seguem seu carisma, principalmente no que se refere aos votos de pobreza.

São Francisco, embora, abdicando de todas sua riqueza e preferindo aos pobres como opção, jamais abriu mão do evangelho, sendo fiel integralmente, inclusive na radicalidade da pobreza. Assim, também o atual papa Francisco inicia seu papado com esta proposta, ou seja, um homem humilde e no meio do povo, preocupado com as causas sociais, porém, consciente de sua missão e do papel da Igreja, não como uma instituição de caridade ou filantrópica, mas de amor ao evangelho e a doutrina cristã, sem abdicar dos princípios cristãos que é defender a vida em todas as suas circunstancias deste a sua concepção até o direito de Deus tirar a vida, sem a prática da eutanásia.

No entanto, embora, conservador nos dogmas da igreja católica, pela sua apresentação ao mundo como novo papa, acenou sendo ser um homem do dialogo inter-religioso aberto às todas as religiões. Algo também que me chamou atenção é que é um papa mariano, ou seja, grande devoto de Maria Santíssima, isto é um motivo de alegria, pois, terá Maria do lado e a invocará sempre para lhe dando forças e aconchego nos momentos de suas dificuldades.


        Enfim, todos nós católicos estamos felizes pela escolha, isto demonstra que a igreja católica é guiada pelo Espírito Santo e que as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela. Tivemos o papa João Paulo II, um papa que teve seu grande papel na igreja e na história mundial, em um momento crucial que vivia a sociedade, com seu carisma, sua peregrinação, proporcionou uma revolução de amor no mundo e conquistou corações de lideres mundiais católicos e não católicos. Após sua morte Deus, nos proporcionou o papa Bento VI que com seu jeito carismático e firme, enfrentar vários desafios e um dos maiores foi suprir a carência deixada pela morte de João Paulo II e manter o rumo da Igreja que enfrentou muitos desafios internos e quando sentiu sua missão terminada, abriu mão do Poder, num ato de coragem e humildade renunciando seu ministério e então, Deus nos envia um novo papa que possui o carisma de são Francisco de Assis e de João Paulo II juntamente com a firmeza do papa Bento XVI.


Ataíde Lemos
Escritor & poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário