quarta-feira, 28 de abril de 2010

Angelus






















Quando mais uma manhã ressurge
Desperto com a saudação do anjo à Maria
Junto com ela agradeço Deus mais um dia
E peço humildemente que me guie.

Sobre seu manto encontro proteção
Ela me acolhe como filho seu.
Maria é o presente que Jesus me deu
A sua casa tornou-se meu coração.

Transbordando de alegria na metade do dia
Em oração agradeço rezando a Ave Maria
É mais um momento de prece que se faz
Por aqueles que sofrem e precisam de paz.

Quando o sol se vai e termina o dia
Na matriz o sino em badalos anuncia
A oração do Angelos e o canto da Ave Maria
Trazem no coração placidez e alegria. 




Ataíde Lemos

sábado, 24 de abril de 2010

Batalha espiritual




















Minh’alma jorra sangue e dói constantemente
Por tantas maldades lançadas nas mentes
Pelo tentador que em todo instante está a destruir
O que um dia ao dar minha vida construí.

Sei que a culpa não é dos filhos meus
Eles de certa maneira também são inocentes
Atacam-me induzidos pelo adversário meu
Que deseja a todo custo engana-los plenamente.

Porém, meu amor é eterno e acolhedor
E mesmo com o coração sangrando de dor
Não desisto de amar e a eles sempre os perdôo.

No entanto, por amá-lo com intensidade
Em alguns momentos preciso traze-los a realidade
Permitindo tristes acontecimentos para acorda-los.

Ataíde Lemos

A pedofilia e a Igreja Católica



            Ultimamente a igreja católica tem passado por momentos difíceis. A imprensa tem ressuscitado fatos que ocorreram ao longo do tempo de padres pedófilos como também trazido à tona a omissão do alto clero que, segundo a imprensa, acobertaram tais pedófilos, inclusive citando um dele, o atual papa Bento XVI.

            Pois bem, foi no pontificado de João Paulo II, que se deu o inicio do escândalo da pedofilia na igreja católica, porém o então papa com muita rapidez tomou medidas rígidas aos padres pedófilos que se acabou esgotando o assunto e a igreja passou pela crise. Porém, novamente o tema vem à tona e a igreja volta ser o centro da atenção sobre a pedolifia.

           Certamente, não se pode concordar com estes crimes ocorrido pelos padres, que como disse a igreja, segundo estatísticas, estes atos de pedofilia ocorreram em sua maioria por padres homossexuais. Embora, tais atos não justificam, mas pode ser explicado o motivo de serem as crianças os alvos dos abusos e praticas homossexual, pois elas estão mais próximas aos padres sendo um grande facilitador.

           Também ao que consta, um garoto mesmo que tenha 1,90 cm, se tiver 17 anos é considerado um adolescente e se um maior de 18 relacionar-se sexualmente é praticar pedofilia. Não se pode pensar que a opção sexual ocorre a partir da maioridade, isto é, muitos adolescentes já possuem uma vida ativa homossexual e certamente, se estiver envolvimento com outro tal pratica irá ocorrer independente a idade de ambos. Enfim, é hipocrisia imaginar que dois homossexuais que possuem maturidade sexual não se relacionam fisicamente.

           Sem querer ignorar o fato grave de alguns padres homossexuais que cometeram abusos contra crianças, ao que parece, a intenção de alguns é pegar carona neste lamentável acontecimento pontual e atingir a igreja como instituição.

          Em suma, a igreja católica é santa e pecadora; santa por ter sido instituída por Jesus e é conduzida pelo Espírito Santo. Há mais dois mil anos ela continua viva e atuante. A igreja já passou por inúmeras crises e se mantém forte. É pecadora porque a instituição igreja é constituída pelo homem que é falho como todo Ser humano. No entanto, a igreja saíra mais fortalecida ainda, pois ela aprende com seus erros.

          Questionar e exigir punição pela atitude de alguns de seus membros é correto e necessário, mas querer denegrir sua imagem na tentativa de tirar a credibilidade de uma instituição que tem uma grande missão que é a de promover o Anuncio do Evangelho e ser guardiã da fé é uma outra história.
        Todo cristão católico está com o coração contrito ao ver o que está ocorrendo tanto do episódio de pedofilia praticado por seus pastores, mas também, está contrito ao ver a maneira como alguns estão usando desta situação para atingir a igreja de Cristo. Pode ser que alguns não tenham uma dimensão exata do que significa a igreja para o cristão católico. A igreja é a Mãe, sendo assim, estes acontecimentos estão atingindo fortemente-os pois, ao mesmo tempo em que pede justiça às vitimas, olha com compaixão para ela (igreja) e sente a dor da execração que alguns procuram promover contra a igreja católica.

          Ataíde Lemos

sábado, 10 de abril de 2010

Aborto é uma discussão ética, moral, legal e espiritual

















          O aborto é uma discussão ética, moral, legal e espiritual. Não dá para desassociar nenhum destes aspectos quando se fala nele.

          Legalizar o aborto de certa forma está se falando em legalizar o assassinato. Sabemos que esta discussão vai além da concepção, pois os defensores militam também pelo direito de interromper a vida. Juridicamente, interromper a vida é crime, prescrito em Lei.

          A discussão também se relaciona de quem é o corpo, muitos afirmam que o corpo é propriedade da mulher. Ainda que a criança desenvolva dentro do útero, ela (criança) não é propriedade da mulher. Entramos numa questão ética e moral e de direito.

          Quando entramos na questão religiosa o fator ainda é mais agravante e jamais a igreja ou qualquer outra entidade religiosa ou mesmo pessoa que se diz ser espiritual pode aceitar o aborto. Pois aceitar, implica-se em definitivamente assumir que não tem espiritualidade. Todos aqueles que se dizem acreditar na vida após a morte sabe que a partir da concepção este Ser humano passa a ter uma alma, um Espírito e assim, pertencer ao reino eterno. Ainda que os espirituais saibam que a vida abortada receberá a herança eterna, o crime que se comete contra ela é de uma dimensão proporcional diante ao plano espiritual.

           Este grande crime de dimensão espiritual não recai tanto sobre a mulher que aborta, mas naqueles que a ajudam na tomada da decisão, pois na grande maioria dos abortos eles são incentivados por outros. A mulher, na maioria das vezes toma tais atitudes por desequilibro emocional, pela falta de apoio seja da família como daquele que a engravida, da sociedade e do Estado. Portanto, de todos que estão envolvidos no aborto a mulher é também uma vitima como a criança abortada na grande maioria dos casos.

           Poder-se-ia dizer: “Há muitos abortos clandestinos feitos, os quais ocorrem muitas mortes ou esterilidades de mulheres e a legalização resolveria o problema.” Pois bem, nem tudo que é ilícito se deve legalizar. Daria o exemplo das drogas: Há muitos jovens morrendo de overdose, se destruindo e destruindo a família; portanto se deve legalizar todos os tipos de drogas para que isto não ocorra? Certamente, muitos são contrários a legalização das drogas. Este é um exemplo, poderíamos encontrar vários outros exemplos. Enfim, se algo é ilegal tem uma razão lógica de ser. E em relação ao aborto há muitas razões lógicas de se criminalizá-lo e varias destas estão fundamentadas nas questões éticas, morais, de Direito e a espiritual.

          Em suma, há mil maneiras de lidar com a questão da gravidez indesejada sem necessidade da sociedade através do Estado legalizar um genocídio como, por exemplo, apoio social, biológico e psicológico à mulher que se engravide de maneira irregular; exigir atitudes dos genitores (no caso os homens) para que assuma a criança, a mulher durante a gravidez. Enfim, há varias políticas públicas sociais que podem ser implementadas para evitar a gravidez sem necessidade da legalização do aborto.

Ataíde Lemos

sábado, 3 de abril de 2010

Celebrar a Páscoa



        











          Para os Judeus a páscoa é a data que se celebra a saída de seu povo da condição de escravo na terra do Egito rumo a terra prometida. Um dia onde os Judeus celebram a Libertação. Já para os cristãos, páscoa também tem o mesmo significado, ou seja, libertação, porém numa dimensão mais profunda, isto é, uma libertação para sempre. Jesus o Deus Encarnado após descer de sua realeza assumindo toda a condição humana, menos o pecado, instala o Reino dos Céus no meio de nós vence a morte com sua ressurreição.

         Jesus (Deus Filho), após se fazer cordeiro, se entregar por amor liberta a humanidade. Em seu sangue, através de sua morte, e morte de cruz como retata São Paulo, fomos lavados e purificados de toda a iniqüidade com a sua ressurreição abre os céus a todos nós, e assim, somos agraciados com a vida eterna. Portanto, em Jesus nos tornamos vencedores, porém ele pagou um preço muito alto pela nossa liberdade alforriando-nos com sua própria vida.

         Em suma, celebrar a páscoa é refletir este grande mistério. O mistério da vida que vence a morte pela ressurreição, trazendo-nos a certeza que todos em Cristo somos vencedores. Destruir a morte é acreditar que através da ressurreição se destroem as doenças, as enfermidades, os males físicos e mentais que nos aprisiona e nos mata a vida.

         A pior morte não é a biológica, mas sim a morte espiritual, a morte da esperança, pois esta é aquela que nos mata para a beleza da vida impossibilitando de vivê-la em sua plenitude e abundancia. Viver a páscoa é construir uma nova filosofia de vida. É viver uma nova proposta de vida, acreditando na eternidade, se não acreditarmos nesta verdade, vã é nossa Fé. A Fé do cristão está contida em acreditar na vida eterna, na ressurreição que foi conquistada, não pêlos nossos méritos, mas pela graça, pela misericórdia e pelo sangue precioso de Jesus.

Ataíde Lemos

Sábado Santo
















Após Jesus passar por todo sofrimento
Ensangüentado, repleto de ferimentos
Com seu corpo totalmente desfalecido
E numa enorme cruz ser erguido...

Após o cordeiro seguir seu destino calado
Sobre insultos, cusparadas, sendo humilhado...
Após do alto da cruz ele perdoar os malfeitores
E todos nós que contribuímos para suas dores....

Após do alto da cruz a sua mãe nos confiar
E sua vida ao Pai se entregar...
Seu corpo estendido nos braços de Maria ser dado

Enfim, após todo este mistério vivido
E num tumulo Jesus ser recolhido
Em silêncio esperamos a ressurreição triunfante.

Ataíde Lemos

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Deus fez a mulher










Quando Deus criou o homem
Percebeu que lhe faltava algo
Como a sensibilidade para sentir
Toda a beleza que o mundo lhe oferecia
Faltava-lhe amabilidade
Para o trato com os animais.
Não havia delicadeza de perceber
O perfume e doce encanto das flores.
Deus percebeu que o homem era energia
Mas ao mesmo tempo frágil à dor
Tinha dificuldades de pensar
Precisava de um coração para lhe guiar.
Percebeu que ele jamais conseguiria viver sozinho
Porque é desorganizado, nem se alimentar sabe.
Porque o homem é dengoso, é medroso
Enfim, o homem só, não tem direção
Precisa de alguém que lhe de a mão.

Então, Deus fez a mulher
Um Ser amável, sensível, romântica...
De aparência frágil, mas forte como rocha.
Que gera, cria, educa os filhos...
Que é dona do lar, organizadora da família...
Que é trabalhadora, guerreira, persistente, valente...
Que é esposa, é amante, é mulher... que tem fé
Extremamente zelosa com o Divino.

Deus se encantou tanto com esta sua criação
Que desejou senti-la intimamente
E no vente de uma mulher desejou ser gerado.
Por uma mulher foi aquecido, foi amado
Passo a passo sua humanidade foi construída
E durante toda sua vida
Por ela foi acolhido
E mesmo já sem vida
Nos braços dela
Seu corpo foi estendido.

Ataíde Lemos

A Cruz de Cristo
















Quando a dor se abater
Quando pensares que está tudo acabado
Levante a cabeça e olhe pra cruz
Fixa os olhos em Jesus
Veja aquele rosto desfigurado
Aquele corpo dilacerado
Todo ensangüentado.
Este o foi o preço pago
Pela minha e tua vida
Por todos os pecados
Que são geradores
Das mais diversas dores.

Deus desce da realeza
E rebaixa a toda miséria
Para ser misericórdia
Para ser o redentor
E libertar a humanidade
De todas as condenações
Que nos levam as prisões.

A cruz é o maior ato de amor
Que se pode dar
É se doar por inteiro
E fazer das palavras ações.
A páscoa somente se vive
Se passar pelo sangue
Daquele que se fez cordeiro
Sendo imolado numa cruz
O Filho do Homem; Jesus.

Ataíde Lemos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Frase sobre páscoa
















          Celebrar a páscoa sem viver a paixão de Jesus é não dar importância ao preço pago pelo resgate da vitória.

Ataíde Lemos

Quinta-feira Santa















O amor de Deus não tem medidas
Vai ao extremo para nos resgatar
Trouxe a Luz para dar-nos vida
Jesus se fez carne para nos alimentar.

Quinta- feira Santa se iniciou a paixão
Em sua ultima ceia expressa todo o amor
Com gesto de humildade deixa missão
Para aquele que deseja ser seu seguidor.

Depois com os apóstolos repartiu o pão
Memorial da paixão morte e ressurreição
Do cordeiro que trouxe ao mundo libertação.

Na mesma noite pelos apóstolos é abandonado
Por um dos seus vendido, por outro foi negado
Soando sangue em expiação aos nossos pecados.

Ataíde Lemos