sábado, 24 de abril de 2010

A pedofilia e a Igreja Católica



            Ultimamente a igreja católica tem passado por momentos difíceis. A imprensa tem ressuscitado fatos que ocorreram ao longo do tempo de padres pedófilos como também trazido à tona a omissão do alto clero que, segundo a imprensa, acobertaram tais pedófilos, inclusive citando um dele, o atual papa Bento XVI.

            Pois bem, foi no pontificado de João Paulo II, que se deu o inicio do escândalo da pedofilia na igreja católica, porém o então papa com muita rapidez tomou medidas rígidas aos padres pedófilos que se acabou esgotando o assunto e a igreja passou pela crise. Porém, novamente o tema vem à tona e a igreja volta ser o centro da atenção sobre a pedolifia.

           Certamente, não se pode concordar com estes crimes ocorrido pelos padres, que como disse a igreja, segundo estatísticas, estes atos de pedofilia ocorreram em sua maioria por padres homossexuais. Embora, tais atos não justificam, mas pode ser explicado o motivo de serem as crianças os alvos dos abusos e praticas homossexual, pois elas estão mais próximas aos padres sendo um grande facilitador.

           Também ao que consta, um garoto mesmo que tenha 1,90 cm, se tiver 17 anos é considerado um adolescente e se um maior de 18 relacionar-se sexualmente é praticar pedofilia. Não se pode pensar que a opção sexual ocorre a partir da maioridade, isto é, muitos adolescentes já possuem uma vida ativa homossexual e certamente, se estiver envolvimento com outro tal pratica irá ocorrer independente a idade de ambos. Enfim, é hipocrisia imaginar que dois homossexuais que possuem maturidade sexual não se relacionam fisicamente.

           Sem querer ignorar o fato grave de alguns padres homossexuais que cometeram abusos contra crianças, ao que parece, a intenção de alguns é pegar carona neste lamentável acontecimento pontual e atingir a igreja como instituição.

          Em suma, a igreja católica é santa e pecadora; santa por ter sido instituída por Jesus e é conduzida pelo Espírito Santo. Há mais dois mil anos ela continua viva e atuante. A igreja já passou por inúmeras crises e se mantém forte. É pecadora porque a instituição igreja é constituída pelo homem que é falho como todo Ser humano. No entanto, a igreja saíra mais fortalecida ainda, pois ela aprende com seus erros.

          Questionar e exigir punição pela atitude de alguns de seus membros é correto e necessário, mas querer denegrir sua imagem na tentativa de tirar a credibilidade de uma instituição que tem uma grande missão que é a de promover o Anuncio do Evangelho e ser guardiã da fé é uma outra história.
        Todo cristão católico está com o coração contrito ao ver o que está ocorrendo tanto do episódio de pedofilia praticado por seus pastores, mas também, está contrito ao ver a maneira como alguns estão usando desta situação para atingir a igreja de Cristo. Pode ser que alguns não tenham uma dimensão exata do que significa a igreja para o cristão católico. A igreja é a Mãe, sendo assim, estes acontecimentos estão atingindo fortemente-os pois, ao mesmo tempo em que pede justiça às vitimas, olha com compaixão para ela (igreja) e sente a dor da execração que alguns procuram promover contra a igreja católica.

          Ataíde Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário