domingo, 30 de maio de 2010

A autoridade da Igreja conferida por Jesus





















          Jesus é o Filho enviado pelo Pai para restaurar a humanidade. Se observarmos em todos os evangelhos Jesus se refere ao Pai. Na maioria das curas ele intercede ao Pai. Nos momentos de dor se dirige ao Pai. Também podemos observar a intimidade entre Ele e o Pai numa comunhão perfeita. Num nos evangelhos ele diz: "...quem me vê, vê o Pai, pois o Pai está em mim e eu Nele...", no entanto, mesmo nesta comunhão Jesus sempre se coloca como enviado do Pai não falando em seu nome.

          Toda autoridade de Jesus lhe foi dada pelo Pai e ele fez questão deixar isto claro. Mas também deixou claro que tudo que necessitássemos pedisse ao Pai em seu nome, pois ele é o enviado e toda autoridade lhe foi dada pelo Pai. Enfim, o cristão é aquele que anuncia a Boa Nova, não em seu nome, mas em nome de Jesus.

          Pois bem, Jesus enquanto homem tinha um tempo definido entre nós e assim, para continuar sua missão de anunciador do Pai e da salvação a todas as nações e gerações construiu sua igreja, e assim o fez, ao convocar 12 apóstolos e dentre eles escolher um líder o qual foi Pedro. Depois de ungido disse à Pedro que lhe entregaria as chaves do céu e tudo que ligasse na terra seria ligado no céu e tudo que desligasse seria desligado, e continuou; todos os pecados perdoados seriam perdoados e os retidos seriam retidos, terminando disse ainda; as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela (igreja). Portanto, naquele momento Jesus incumbe uma missão para Igreja humana que é a de ser sua mensageira, em outras palavras; por meio de Jesus a igreja se torna sua representante e com plena autoridade. A escritura diz: “...como o Pai me enviou eu vos envio. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”. Portanto, após a instituição da Igreja, por Jesus, ela se torna enviada do Pai com a autoridade de Jesus e nós cristãos somos anunciadores do Pai em nome de Jesus, mas em consonância com a Igreja.

          Não pode haver varias igrejas cada qual com uma verdade, pois se assim for, ela não é mensageira de Jesus, por conseguinte, não tem autoridade para anunciar o Pai. O evangelho pregado, precisa ser UM e jamais ser descontextualizado, isto é, o evangelho precisa ser pregado no todo e não em determinados capítulos, versículos ou baseado em apenas alguns livros de escritores sagrados.

          É importante compreendermos que a Igreja enquanto corpo místico de Cristo não falha é perfeita, é santa, o que pode ocorrer são alguns de seus membros falharem enquanto homens e pecadores, no entanto, receberão seus julgos conforme a misericórdia de Deus e segundo seus pecados. A escritura também diz: quanto mais é dado, mais será cobrado, isto é, aqueles que pecarem manchando esta igreja de Cristo, receberam seus julgos segundo a autoridade que lhe foi confiado.

          Em suma, como o Pai enviou Jesus e lhe deu toda autoridade – e Jesus sempre fez questão de anunciar a Boa Nova em nome do Pai – o verdadeiro cristão é aquele que anuncia o Pai em nome de Jesus respeitando a Igreja como anunciadora do Pai em nome de Jesus Cristo pela autoridade que ele (Jesus) lha entregou.

Ataíde Lemos

Um comentário:

  1. Que bonito Ataíde?
    Gostaria que muita gente pudese ler este texto ao invés de ficar discutindo e fazendo conjeturas sobre issi e aquilo.
    Obrigado mesmo por estares sempre me enviando textos de oportunas mensagens.
    Que estes anjos lhe inspirem mais e mais. Bjs neste coração doce. Sônia Rêgo.

    ResponderExcluir