quarta-feira, 16 de junho de 2010

Interpretação da Bíblia

















Ao se ler um texto seja ele grande ou pequeno, seja um conto ou um poema quando se faz uma interpretação cada leitor entende de maneira diferente, pois cada um, faz uma leitura segundo seu juízo. É importante ressaltar que estas diferentes interpretações não ocorrem apenas em relação à leitura, mas também a partir de imagens.

Pois bem, iniciei o texto com estas colocações para entrar num tema complexo e polêmico que é a interpretação da bíblia. Todos sabemos que a bíblia que é uma biblioteca de livros divididos em antes e após Jesus. Uma biblioteca que narra a história de um povo durante vários séculos e sendo assim, cada qual narrado num contexto cultural, social, político e espiritual.

Na bíblia está todo um projeto de Deus desde do Antigo Testamento (livros escritos antes da vinda de Jesus), preparando um povo para receber Jesus como também o Novo Testamento que inicia com os quatro evangelistas, as cartas de Paulo e dos apóstolos, onde a mensagem na sua essência é salvifica. No entanto, é preciso frisar que ela deve ser lida e interpretada segundo contexto de um tempo.

A bíblia não é livro simples de entendimento, pelo contrário, é complexa, pois nela contem vários textos que, para serem interpretados exige estudos, conhecimento teológico a fim de que, algumas mensagens levem pessoas entenderem determinados textos complexos. Outro fato importante é que, a bíblia é um livro de dimensão espiritual, ou seja, embora é um livro com narrativas históricas, sociais, culturais, de linguagem simbólicas se destina ao desenvolvimento espiritual, portanto, ao lê-la e estudá-la não pode ser interpretada somente no âmbito racional e nem pode ser de forma fundamentalista.

Como iniciei, para todo texto há inúmeras interpretações, neste sentido, a maioria das religiões constrói uma interpretação bíblica constituindo um conteúdo de ensino teológico. Não quero com isto afirmar que devemos ter uma visão míope ou cega ou mesmo dogmática em determinadas interpretações, mas sim, ao depararmos com certas duvidas procurar orientação naqueles que são conhecedores, em termos de teologia a qual estejamos inseridos. Quando estas dúvidas não são sanadas de maneira convincente, devemos entrar em oração para que venhamos a encontrar uma resposta.

Quando analisamos as religiões, percebemos que quase todas baseiam suas doutrinas na bíblia, portanto, os membros de uma religião aceitam tais interpretações de seus lideres ou pastores, partindo desta primícia, ninguém que professa uma espiritualidade e que faça parte de uma religião interpreta-a por si mesmo, mas pelo que lhe é ensinado.

Finalizando, é necessário dizer que os cristãos católicos interpretam a bíblia, segundo o Magistério e a Tradição da Igreja Católica que teve seu inicio a partir de Pedro como o primeiro papa até o atual Bento XVI e as outras religiões a interpretam a partir do ensino teológico constituído por seus lideres que passaram a ter um outro entendimento nos textos bíblicos.

Ataíde Lemos

Um comentário:

  1. Quem conhece um pouco de História, sabe que a Bíblia ou a Palavra de Deus das religiões cristãs,foi diversas vezes manipulada para apoiar as vontades humanas e políticas, pois a religião também é um aparelho hegemônico de Estado. Esta manipulação vem ocorrendo desde as cruzadas da época medieval, passando pela escravidão, quando os que a apoiavam, se basearam em uma interpretação equivocada de textos bíblicos,para escavizar os negros, até os dias de hoje, quando vemos seitas, que usam a Biblia para manipular e explorar seus fiéis adeptos, o que nos leva a concluir, que é sim, muito preocupante esta questão das "interpretações" da Bíblia.
    Interpretar corretamente a Bíblia é uma tarefa muito difícil, pois envolve muita pesquisa e estudo sobre a língua, cultura e costumes da época em que ela foi escrita, assim como conhecimento das regras de comunicação verbal e escrita usadas na época para transmitir as idéias de pessoa para pessoa e de grupo para grupo. A sua própria origem cultural e histórica constitui uma barreira natural a sua interpretação assim como as suas verdades bastantes complexas.
    Há vários livros sagrados como o Corão do Islanismo, O Torah, Talmude, A Cabala e A Mishná do Judaismo entre outros, que são também muito complexos em sua interpretação.

    ResponderExcluir