sábado, 23 de abril de 2011

Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem



Jesus é homem? ou é Deus! Esta é uma pergunta que se conseguirmos compreender e encontrarmos resposta aceitaremos de maneira mais plena os Mistérios de Deus nos ajudando a viver nossa espiritualidade.

No evangelho de São João Cap. 1, 14, diz: “E a Palavra se fez homem e habitou entre nós”. Quem é a palavra que fez homem, segundo João? É Jesus. Então podemos deduzir que Jesus é verdadeiro Deus. Porem ficamos numa indagação, Jesus era homem? Como sendo Deus, poderia ser homem? Jesus era homem, os evangelistas narram seu nascimento, suas vida publica e dentro destes acontecimentos percebemos em Jesus sua condição humana, uma delas é o sentimento humano. Jesus chora, Jesus tem fome, frio, se irrita, Jesus sente dor, ou seja, sentimentos e reações humanas. Então, podemos dizer que Jesus era verdadeiro homem.

Quando não conseguimos chegar neste entendimento, corremos o risco de humaniza-lo tirando sua condição Divida a tal ponto de negar sua divindade, questionando todas suas ações realizadas como os milagres, as suas afirmações de Filho do Homem, por outro lado, quando negamos sua humanidade, caímos no risco de imaginar que todo o sofrimento, toda a trajetória de Jesus quanto sua humanidade foi uma farsa, isto é, todo sofrimento na cruz, toda a agonia foi simplesmente um teatro, enfim, negamos sua paixão.

Por isso devemos estar atentos ao que nos é repassado e temos que ouvir o que a igreja nos propõe e nos diz. A Palavra de Deus é complexa e sem um conhecimento profundo teológico podemos ser induzidos a vários erros de interpretações bíblicas.

Em muitos momentos somos questionados sobre Maria e fica uma pergunta. Maria é mãe de Deus ou de Jesus enquanto homem? Acredito que se aceitarmos que Jesus é Homem e também é Deus a resposta quanto Maria ser ou não mãe de Deus está também respondida. Vamos refletir novamente a Bíblia em Lucas (1,40–45) “Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto entre teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada...” A saudação de Isabel deixa claro que o menino o qual estava no ventre de Maria  é Deus, quando a chama de mãe do meu Senhor, sendo assim, não há como questionar Maria não ser mãe de Deus, está claro nesta narrativa evangélica.

Mesmo sendo mãe de Deus Maria é criatura, pois foi criada por Deus, mas com o mistério da Encanação, Maria passa também a condição de mãe de Deus, pois Jesus também é Deus e esta condição de Mãe não é pelos seus méritos, mas pela graça.

É importante dizer que Maria sendo mãe de Deus, não se eleva a Santíssima Trindade, mas torna-se a primeira discípula de Jesus. Maria, não assume uma condição de Deus, mas sim de serva, ela mesmo reconhece esta realidade quando em muitos momentos diminui-se para que Jesus apareça.

2 comentários:

  1. Lindoo D+++ poeta estáh linda sua página !!!
    parabéns !!!!!!
    todo seu trabalho é maravilhoso bjus,
    e fike com Deus !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querido Poeta! lindo demais seu poema.. Que Deus conserve esse seu dom.. Seu trabalho é magnífico sempre..Obrigada pela tua amizade! Bjos de pura Luz

    ResponderExcluir