domingo, 3 de junho de 2012

Somos Templos da Santíssima Trindade



Somos Templos da Santíssima Trindade

         Um grande Mistério é envolvido a espiritualidade do cristão. Este Mistério é o da Santíssima Trindade, ou seja, Três Pessoas distintas, o Pai; o Filho é Espírito Santo num só Deus. Cada Pessoa é distinta, com suas características, mas que tudo é realizado num só Deus.

O Pai é criador; o Filho, o redentor e o Espírito Santo o revelador, isto é, uma família que se completa um no outro.

Este Mistério, embora, como mistério é difícil ser revelado, mas é fácil ser aceito quando nos  olhamos para nós e descobrimos que somos um Ser que ao mesmo tempo sendo humano é também divino, ou seja, embora, temos todas as características e composições humanas, somos seres espirituais, isto é, dentro de nós habita um Espírito que nos torna seres divinos. Carta aos romanos (8, 14-17) “De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. “ Nestas palavras São Paulo, revela nossa condição de seres espirituais, confirmando a existência de um Espírito que habita em nós, o qual nos torna seres Divinos, onde Deus, por meio do Espírito Santo interage conosco.

Portanto, como seres humanos, temos nossas condições humanas, mas com seres divinos temos nossa condição divina que nós faz sermos um ser onde a humanidade está intrínseca a nossa divindade, nos tornando um só Ser.

Ainda como cristãos somos templos vivos da Santíssima Trindade ao sermos batizados, pois em nós é infundida, pela Ação do Espírito Santo, a Família Trinitária, tornando-nos assim,  filhos e herdeiros do Deus como observamos na continuidade da carta de São Paulo aos romanos “E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.”.

          Em suma, como seres espirituais e templo do Deus Trino, temos em nós a garantia da eternidade e da filiação de Deus, porém, temos também a responsabilidade de anunciar esta maravilha a todos. Temos ainda, a obrigação de anunciar através do amor e da ação partilhada, para que muitos, possam encontrar nesta Verdade a força para superar o sofrimento, bem como, transformar a realidade a sua volta, na certeza que cada pessoa é seu irmão e ao mesmo tempo a presença de Deus Trino para o outro como também todos nós, indistintamente possuímos a filiação da Trindade em Cristo, por isto devemos amar uns aos outro, como o próprio Deus nos ama.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário