domingo, 3 de março de 2013

Parábola da Figueira




Parábola da Figueira


O evangelho, segundo Lc.cap. 13,1-9 onde narra a Parábola da Figueira, Jesus nos faz um apelo à conversão e nos revela que o Pai é misericordioso e está disposto a nos perdoar e aceitar nossa mudança.

Jesus inicia o evangelho dizendo que todo o sofrimento humano não é castigo de Deus, embora, muitas vezes, nós cometemos o erro de julgar as pessoas, atribuindo a Ele, quando as pessoas passam por determinados sofrimentos.

A vida nos devolve tudo que damos a ela, portanto, colhemos coisas boas ou sofrimentos, sendo assim, Deus não tem necessidade de nos castigarmos e nunca faria isto, pois, a vida já encarrega faze-lo, pelo contraio, Deus é aquele que nos oferece o seu amor, o seu amparo para que consigamos superarmos os sofrimentos e a partir dele, também mudarmos a direção de nossa vida e assim, colhermos bons frutos durante a nossa existência.

Deus é amor, e o amor jamais provoca o mal, ainda que este mal, possa vir com uma reflexão para mudança de vida. Ou seja, um fato negativo que nos provoca o sofrimento, pode servir para que possamos crescer a partir nós mesmos e sermos melhores.

Quando a Palavra diz: o homem estava nas trevas e luz (Jesus) veio para ilumina-lo, significa, que o homem estava perdidos em sofrimentos sem uma saída, sem uma luz que o iluminasse e por isto, o sofrimento o consumia, matando-lhe  esperança, pois lhe faltava uma luz tanto para aquecer o seu coração como para lhe proporcionar enxergar a esperança.

Hoje da mesma maneira, o homem, pode através de muitas situações se mergulhar nas trevas, como no passado, portanto, não está isento do sofrimento como antes, porém, existe uma luz que pode iluminá-lo, apontando o caminho que desfaz as trevas e retornando novamente a felicidade e a paz interior.

Quando Jesus narra a Parábola da Figueira, o centro da parábola não é a exterminação da figueira que não dá frutos, este não é o cerne da parábola, mas, o filho do Homem que está pronto nos restaurar, dando-nos a oportunidade de produzir frutos. A Palavra de Deus, tem autoridade na boca de Jesus que está disposto a nos dar sempre uma nova chance, pedindo ao Pai que nunca desista de nós. Ele torna-se o nosso procurador e responsável em zelar para possamos encontrar o sentido da vida e assim, fazer dela uma seara tanto para nós mesmos como para todos que estão a nossa volta.

Ataíde Lemos
          Escritor & Poeta 

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo,

    Vim lhe desejar uma semana santa na presença do Santo (JESUS).
    Que as bençãos de Deus sejam multiplicadas em sua vida, e na vida de toda a sua família.

    Em Cristo,
    ***Lucy**

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C de Araújo.
    Mensagens abençoadoras:
    http;//discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir