domingo, 28 de julho de 2013

A Igreja e o fogo do Espirito Santo




A Igreja e o fogo do Espirito Santo

Esperar unanimidade da sociedade é apenas um desejo, porém, impossível, neste sentido, há sempre aqueles que divergem, criticam e protestam. Estas atitudes e manifestações fazem parte do direito a liberdade, fazem parte da subjetividade humana e das diversas correntes ideológicas de um povo e também do livre arbítrio.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma inspiração do Espirito Santo para fomentar a igreja de Cristo, num ardor missionário, colocando seu fogo para não permitir que o futuro da igreja, que passa pela juventude, perca sua força sendo sucumbida pelo mundo sectário, individualista, egoísta que está caminhando para um ateísmo ou uma crença sem compromisso com a fé.

A JMJ além de produzir este fogo do Espirito Santo na juventude, ele faz acontecer uma sintonia entre a Igreja episcopal e clerical com os jovens, ou seja, a igreja instituição promove uma catequese numa linguagem da juventude e a juventude rejuvenesce a igreja, trazendo a ela a linguagem dos jovens e assim ocorre uma sincronia perfeita para o futuro da igreja e de um mundo melhor onde podemos vislumbrar a esperança em dias melhores.

Há necessidade de uma nova evangelização, onde a juventude seja a protagonista de Cristo no mundo atual. A igreja precisa sair dos templos e estar junto a povo evangelizando e apresentando este Jesus missionário que estava ao lado do povo, cuidando das feridas e ao mesmo tempo anunciando a Boa Noticia.

A cada tempo é um novo tempo e há necessidade de uma nova linguagem para transmitir o que Jesus ensinou a dois mil anos atrás que são as pedras fundamentais para que vivamos o Reino dos Céus entre nós.  

É maravilhoso quando vemos nesta JMJ os cardeais, bispos e padres fazendo a coreografia acompanhando as músicas com os jovens, ou seja, nossos pastores de 70, 80 anos acompanhando na dança a linguagem dos jovens.  Isto episódio é algo a se destacar nesta JMJ.

                Sempre digo em meus textos, que Deus de tempo em tempo renova a igreja, provocando nela um novo fogo, quando sente que este fogo está diminuindo na humanidade. Foi assim, através de vários santos como, por exemplo, São Francisco que foi um grande renovador da igreja e tantos outros que com seus modelos de vida e de fé acenderam o fogo na igreja. Foi assim, com a chama do Espirito Santo através de João XXIII com o Concilio do Vaticano e também com o surgimento da Renovação Carismática Católica. Acendeu o fogo com a nomeação do papa João Paulo II que realmente, foi um imenso fogo do Espirito Santo, cujo seu papel foi tão essencial para a igreja que após pouco tempo já se tornou o Santo.

                Papa João Paulo II instituidor da JMJ o qual através de seu papado provocou na igreja inúmeras obras espirituais que fomentou a fé e também acendeu o fogo do Espirito Santo na igreja.

                Agora temos o papa Francisco que através de gestos de desapego e humildade tem provocado em todos, principalmente, na juventude um novo fogo do Espirito Santo, que vem de encontro com o que a juventude quer e espera, ou seja, uma igreja simples, humilde e desapegada de seus bens materiais. Enfim, Deus caminha com o povo e quando nós humanos pensamos que tudo está perdido Ele (Deus) renova todas as coisas.

Ataíde Lemos

Escritor&Poeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário