domingo, 21 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude



Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um grande evento religioso para continuar fortalecendo a juventude que já caminha na fé como também, despertar novos jovens a serem discípulos de Jesus. A mídia tem dado grande destaque pela presença do chefe maior no evento, o papa Francisco e também por que a JMJ é a nível mundial, ou seja, há presença de jovens do mundo inteiro e todas as mídias estarão voltadas ao Brasil nestes dias.

Em minha opinião, ter algumas celebridades participando do evento é algo normal e ajuda a promover ainda mais a JMJ, só não se pode transformar num espetáculo midiático, minimizando o verdadeiro sentido e diminuindo a espiritualidade do evento. Deus fala através de todos nós e sabemos que qualquer pessoa que possui certo destaque nacional é um formador de opinião, neste sentido, é fundamental e essencial a participação de algumas celebridades sejam elas artistas ou mesmo padres que se destacam nas mídias.

Não podemos permitir que o farisaísmo tome conta de nosso coração e acabamos agindo preconceituosamente em nós e queremos excluir as pessoas, por acharmos que somos melhores que elas ou que elas não são dignas de participarem do evento com posições de destaques.

O futuro da espiritualidade, o futuro da igreja depende da juventude, depende do abraço da fé, depende da conservação e entendimento dos sacramentos e isto está nas mãos dos jovens de hoje seja na sua vida cotidiana, na sua vida de comunidade de fé e mesmo na continuidade das vocações religiosas. Como dizia o papa João Paulo II “O Brasil precisa de santos” e reforço dizendo: não somente o Brasil, mas o mundo precisa de santos e santos do nosso tempo.

A JMJ é uma inspiração do Espirito Santo dado ao então, o papa João Paulo II e que tem sido dado continuidade pelos seus sucessores e que a cada evento tem despertado mais jovens a seguir a proposta de Jesus Cristo, num mundo tão pluralista de ideologias de morte e mesmo de crenças religiosas. Num mundo tão globalizado, mas, ao mesmo tempo tão individualista e egoísta, onde, todos estão buscando seus direitos individuais de maneira obsessiva, desta forma, agindo para um desmonte da fé e das relações humanas.

Que todos os brasileiros se unem num amor maior nestes dias e não se deixem levarem por sentimentos mesquinhos e por aqueles que procuram espalhar o joio no meio do trigo para tirar de nós o espirito de paz e alegria durante o evento da JMJ.


Ataíde Lemos

Escritor & poeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário