terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Papa Francisco exorta os bispos e padres


O papa Francisco em mensagem de Natal para a cúria fez uma exortação ao clero, para que se aprofundem nas palavras de Jesus, servir e não ser servido; viver sem ostentação e jamais esquecer que enquanto homens biológicos são mortais e ainda, não fiquem doentes da doença de Alzheimer espiritual, esquecendo seus compromissos assumidos no Sacramento da Ordem.  Uma exortação muito dura que certamente, lhe renderá inimigos ocultos e muitas raposas vestidas de ovelhas próximo dele. Mas, é importante refletir que Jesus não veio agradar o mundo e sim anunciar - e muitas vezes com palavras e atitudes duras - e com sua vida testificar a Boa Nova.

Porém, é importante não deixar de levantar uma reflexão, que muitas vezes, o problema não está no fim, mas, no meio, ou seja, na formação do padre e nas exceções que não raramente, os bispos dão ao clero.

A formação do seminarista deve ter como base o profundo espirito do serviço ao reino. Porém, mais que a formação, os exemplos dos superiores devem balizar os ensinamentos e a valorização dos sacramentos.

As ovelhas não podem ter como exemplo a exceção, ou seja, poucos bons pastores, pelo contrário, um grande número do clero. Os bispos precisam também ser conscientes que tal bispo, tal padre. Isto é, se o chefe de uma diocese não procura ser um bom exemplo, certamente, ele será um modelo negativo para seus sacerdotes.

Enfim, o papa Francisco tem dado o exemplo de serviço, porém, ao que parece o seu exemplo, não tem sido suficiente para os bispos e padres e isto o fez chamar atenção deles publicamente.

Ataíde Lemos

Escritor & Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário