domingo, 29 de novembro de 2009

Advento



















Uma nova estação está para chegar
É hora de se perdoar e dar o perdão.
Enfeitar de flores o interior para aconchegar
Aquele que em nós vem para habitar.

A vida se faz e refaz a todo momento
Nascemos para o novo e para o velho morremos
Em cada natal é uma aurora desperta
É um ramo que novamente brota.

É a primavera que acorda a esperança
O sol que com seus raios traz a luz
E para um caminho novo nos conduz.

Advento é tempo de refazer o jardim
Aparar as erva daninhas que está no coração
E permitir acontecer uma bela estação.

Ataíde Lemos

Advento
















          Estamos vivendo o tempo do advento, um período de preparação para chegada de Jesus. Pois bem, desde o inicio da história da salvação logo no primeiro livro em Gênesis, Deus já anuncia a vinda de Seu filho como promessa para a restauração da humanidade. Em Gênesis 3,15 lemos; Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”. Nestas palavras ditas logo no principio da bíblia Deus dá inicio ao advento dizendo que pelo sim de Maria inicia a Aliança derradeira”.

          Penso que quando refletimos Deus em nossa vida, precisamos apenas ter um coração humilde e perceber que Ele não é alguém que foi idealizado por um povo, para que vivêssemos uma vida dentro de determinados valores e regras; Deus é muito mais que isso como a Palavra diz: Ele é AMOR.

         Quando o homem – segundo a história da salvação – pecou, passou a ter uma vida de sofrimento, passou a ter vergonha de si mesmo, com esta atitude se escondeu da Luz, Deus vendo esta realidade, esta situação de baixa auto estima e de morte fruto do pecado anuncia a vinda de Jesus sendo a Luz que iluminaria o homem da escuridão o qual vivia.

          Pois bem, o Antigo Testamento dá seu lugar ao Novo quando esta promessa se cumpre, através do SIM de Maria. Naquele momento o Espírito Santo fecunda seu Ser e o Verbo Divino que se faz homem. A primeira manifestação no homem da Santíssima Trindade se dá no ventre de Maria. Ela é o primeiro templo vivo da Trindade. Por isso tal saudação de Isabel, Ave te Cheia de Graça.

           Jesus vem ao mundo para resgatar e restaurar a humanidade, para devolver a vida ao homem. Sendo assim, Deus é o Deus da vida e não da morte, é neste sentido que todo aquele que se diz cristão tem por dever, por obrigação ser defensor da vida. É por isso, que o cristão deve ser contra o aborto, contra as drogas, contra a eutanásia. Enfim é por isso que todo cristão não deve aderir à cultura da morte. Pois, se Deus na Sua infinita misericórdia restaura a vida, como nós, seus discípulos poderemos ser contrario?

          Por mais que Deus seja Amor, não dá para compreender que Ele seja omisso para com pessoas que mesmo dizendo amá-lo tenha sua mente fixada as culturas de morte. O advento serve para esta reflexão individual sobre o comportamento do cristão sobre a ideologia da morte e o compromisso com a pratica do amor, da caridade, mas principalmente discernir qual o Deus professamos em nosso cotidiano; o Deus da Vida ou o Deus da morte.

          Celebrar o advento é refletir dois pontos fundamentais; um é reviver o mistério da vida, da promessa de Deus à humanidade e todos os fatos e acontecimentos até a vinda de Jesus. É observar em cada livro do Antigo Testamento as profecias que direcionam no cumprimento da Palavra de Deus. É perceber as franquezas e as virtudes de um povo que caminha na esperança da promessa feita logo no primeiro livro da bíblia.

           Celebrar o advento é refletir sobre nossa vida, sobre nossa caminhada não mais para a instauração do Reino de Deus, pois ele já se encontra no meio de nós, mas é refletir nosso encontro com Deus definitivamente.

Ataide Lemos

sábado, 28 de novembro de 2009

Deus não precisa de mim











Deus não precisa de mim
Foi por amor que me criou
No entanto, preciso Dele sim
Para saber de fato quem sou.

Ele caminha sempre comigo
Sente também minhas dores
Ele é meu grande amigo
Na alegria e nos dissabores.

O Seu nome é preciso proclamar
Por todos meios de comunicação
Para que o mundo possa despertar
Tendo-o como prioridade no coração.

Ao reconhecer um beneficio recebido
E Seu nome propagar como o autor
É uma maneira de ser agradecido
Mas sobretudo, espalhar Seu amor.

Ataíde Lemos

domingo, 22 de novembro de 2009

Quem é Jesus?




















          Em uma passagem do evangelho Jesus pergunta para seus apóstolos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
          Trazendo esta mesma indagação feita por Jesus para a sociedade de hoje e a cada um de nós de maneira particular, qual seria nossa resposta? É difícil responder a esta pergunta, por que ela nos compromete e nos coloca diante de uma transformação radical de vida. Talvez saibamos teoricamente, porém não temos a coragem de assumir de fato quem é Jesus, agindo como aquele jovem rico.
          Se conhecermos Jesus como grande homem que esteve no meio de nós e deixou seu legado e que, através de seus atos e palavras nos ajudou compreender um pouco mais sobre o amor ao próximo, acredito que se torna importante sua existência, mas ainda assim, não nos leva a compromissos ou seja, não nos leva a transformações substanciais interiormente.
          Se não sabemos quem é Jesus, então temos que buscar a conhece-lo de maneira mais profunda, ai sim, este conhecimento nos provocará mudanças radicais em nossa maneira de ver o mundo e o Ser humano. No entanto, o que ocorre é que temos certos conceitos e atitudes que não queremos abrir mão deles, neste sentido, viver na ignorância é a melhor maneira de não se comprometer com a ética, com a fé, com o próximo, com os valores morais, valores espirituais, etc. Agora se descobrirmos quem é Jesus, então tornaremos responsáveis pelos nossos atos, mas por outro lado, esta revelação já é a manifestação do próprio Espírito Santo em nós. Sendo assim, esta manifestação significa dizer que, aquele que descobre quem é Jesus sua vida já se encontra em comunhão com ele.
          O Ser humano vive num constante conflito interior, o conflito entre a carne e o Espírito. A carne vem do humano é corruptível, já o Espírito vem de Deus e é Santificado. A carne sofre as influencias da matéria, alias é composta da própria matéria, por elementos físicos e químicos existentes na natureza; é composta das heranças psíquicas dos pais e de antepassados. O Espírito pelo contrario, é transcendental; é a essência de Deus no homem. Por meio do Espírito Deus santifica a carne; santificando então a matéria.
          Enfim, quando compreendemos quem é Jesus adquirimos uma confiança radical aos compromissos desta descoberta, e assim, somos capazes de descobrir nossa força nele e então, e assim enfrentaremos nossas dificuldades, lutaremos de maneira concreta anunciando, denunciando e construindo o Reino de Deus no meio de nós, e sobre tudo, na busca santificação do homem por inteiro. Em suma, nos tornamos de fato discípulos de Jesus.

Ataíde Lemos

sábado, 21 de novembro de 2009

Resposta de Deus
















Hoje senti vontade de vir até aqui e conversar
Fechar meus olhos físicos e abrir o do coração
Colocar para fora o que me causa tanta aflição
Perguntas e respostas que só Você pode me dar.

Antes de perguntar eu preciso também dizer
Não sou perfeito, tenho minhas responsabilidades
Mas, mesmo assim, sinto em mim a necessidade
Ouvir de Ti uma resposta que vive me corroer.

Porque há tanta violência? Tanta falta de amor?
Porque precisamos conviver com tamanha dor?
Porque os povos não se entendem sendo irmãos?

No coração humano há um egoísmo incontrolável
E um pensamento que a vida terrena é inacabável
E assim, quer colher todos os tesouros apenas para si.

 Ataíde Lemos

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Não Chores



A vida é um presente lançado por uma semente
Que com carinho é cuidada e sendo formada
Com beijos, afagos, abraços e muita atenção
Que vai crescendo, desenvolvendo
E novamente é lançada ao chão
E assim, surgem os frutos (filhos)
Num ciclo permanente.

Mas, a vida não morre, ela se transforma
Quando por fim, na terra termina a missão
Partindo então, para outra dimensão.
A vida continua viva,
Agora já não mais no chão
Mas no gozo da felicidade,
Vivendo a plena eternidade
Em sua verdadeira morada.

Não chores com minha partida
Estou em casa, junto ao meu Pai
E Maria minha mãe querida.


Ataíde Lemos

Dor da sua partida


É difícil aceitar sua partida
Mesmo te vendo sofrer
Desculpe ser tão egoísta
Não me preparei para te perder.

Sei que foi melhor assim
Pois, agora descansou
Mas é tão difícil para mim
Saber que a morte o levou.

A casa grande, ficou vazia
Está triste, a alegria se perdeu
Em cada pertence uma agonia
Por nele ver o rosto seu.

Você e todos sofriam com a doença
Com a morte agora vai descansar
No entanto, sem sua presença
Abriu uma dor difícil de suportar.

Sei que este momento vai passar
O consolo não falta de Deus
Até peço perdão por tanto chorar
É que dói sentir falta do colo teu.

Ataíde Lemos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Reino dos Céus











          Jesus sempre falou sobre o Reino dos Céus, e aí ficamos nos perguntando: o que é o Reino dos Céus? É um outro mundo? Será implantado neste mesmo mundo depois de sua volta? Está numa outra galáxia e apenas o veremos após nossa morte? Enfim, ficamos querendo saber o que é o Reino dos Céus e onde ele se encontra. Esta é mais uma pergunta na qual somos envolvidos e que somente a fé é capaz de nos responder.

          Deus ao conceber Jesus no ventre da Virgem Maria, pela ação do Espírito Santo, instalou naquele exato momento, o seu Reino dos Céus no meio de nós. Pois com a encarnação de Seu Filho, o Próprio Deus vem habitar na humanidade instalando aqui seu reinado. A partir de Jesus, podemos dizer que se constrói uma nova humanidade, cujos preceitos e conceitos tornam-se novos e capazes de trazer uma nova realidade ao coração do homem. Uma realidade havia antes de Cristo e agora, após sua vinda, existe uma outra.

          Em trinta e três anos de vida e três anos de vida pública, ensinando e curando, Jesus constrói o Reino dos Céus no meio de nós quando implanta as sementes do amor e da justiça, unindo a todos como uma única família, não mais de pai e mãe, mas sim de irmãos. Assim Jesus constrói uma nova filosofia humana e espiritual de vida, onde o amor é a chave que liberta e que produz a paz no coração humano.

         Mas alguns podem questionar: como aqui é o Reino dos Céus se há tanta fome, violência, desigualdade, ganância, falta de amor, etc, etc.? Pois bem, o Reino dos Céus está no coração do homem e se manifesta na ação dele. Assim sendo, podemos percebê-lo em muitas pessoas, que mesmo diante de tanto sofrimento, violência e desamor se mantêm imunes a tudo isto, sendo construtoras do amor e da paz entre os povos. O Reino dos Céus pode se manifestar e ser visto em muitas pessoas, que mesmo diante de uma doença ou da mais horrenda violência, seja ela física ou emocional, de ordem social ou política, continuam lutando contra elas mas com o coração sereno, alegres e em paz. O Reino dos Céus pode ser visto na beleza da natureza e na sincronia perfeita do meio ambiente e do Universo. Enfim, o Reino dos Céus pode ser visto em tudo desde a perfeição da vida, mas sobretudo, naquele que descobre o verdadeiro sentido da existência humana.

          Em suma, o Reino dos Céus está no meio de nós e está em cada um de nós, que procuramos viver o amor e a caridade, deixando a semente plantada para que o amanhã seja mais bonito do que hoje.

          A plenitude do Reino dos Céus, será mais um presente que nos será dado após nossa partida deste mundo, mesmo que seja sem merecimento, mas pelo imenso amor de Deus por cada um de seus filhos. Portanto, não nos cabe viver na busca do Reino futuro, mas sim viver este Reino (a vida terrena) com imenso amor, fazendo dos dias os quais recebemos de presente, um verdadeiro Reino dos Céus.

Ataíde Lemos

Revisão: Vera Lucia Cardoso

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Frases sobre a Bíblia
















          A Bíblia é para ser lida com o coração, interpretada pela razão sobre a luz do Espírito Santo.

          O importante da Bíblia não é saber se os fatos nela narrados são verdadeiros ou não, mas sim, a mensagem que os mesmos trazem.

          Desejar interpretar a Bíblia somente pela razão e como também insistir em decifrar o amor unicamente pela razão.

          Uma mesma mensagem lida na Bíblia pode ter interpretações antagônicas, pois ela é um instrumento usado por Deus para falar o momento de cada um em particular. Por isto a necessidade de saber separar o estudo da reflexão bíblica.

( Ataíde Lemos )

domingo, 8 de novembro de 2009

O Grande Homem



















Há dois mil anos atrás um homem nasceu
Veio o sentimento humano revolucionar
Sua vida, seus ensinamentos, sua ação reacendeu
Uma nova perspectiva. Construiu novos conceitos de amar

Este homem humilde, amigo, irmão viveu o amor
Mostrou que somente através dele conquista a liberdade
E que a melhor forma de encontrar a felicidade
É não buscá-la sozinho, ainda que provoque a dor.

Este homem deu ao mundo nova filosofia de vida
Como, por exemplo, não revidar com ódio a maldade recebida
Mas sim, dar a face e procurar caminhar com o inimigo.

Seu amor pela humanidade chegou ao extremo; a morte.
Por ciúmes, invejas o mataram covardemente numa cruz.
Este homem de quem falo, amo e admiro é Jesus.

Ataíde Lemos

sábado, 7 de novembro de 2009

Deus e o Sofrimento Humano














           Há uma pergunta que sempre fazemos para Deus que é; porque tanto sofrimento? Porque temos que assistir uma doença que vai matando a pessoa aos poucos como o câncer por exemplo? Doença que causa sofrimento tanto ao doente quanto aos seus familiares? Perguntamos então; o que significa o sofrimento para Deus? Porque Ele permite passarmos por isto?

          Diz que o sofrimento é uma forma de purificação, mas todos conhecemos pessoas que sempre viveram suas vidas fazendo o bem, praticando o amor, a caridade, etc. Porque estas também passam por este calvário? Jesus não teve pecado e passou pelo sofrimento e Deus permitiu, então Deus seria incessível?

          Pois bem, iniciaria com a frase de uma musica de Pe. Zezinho “Só Deus pode responder por aquilo que Ele faz”. Para nós simples mortais e humanos demais, a única resposta que pode nos responder sobre o sofrimento é através da fé. No livro de Jó também percebemos estas perguntas feitas por ele para Deus quando procurava respostas para seu sofrimento e, depois de muitas murmuras, Deus se revela a ele que humildemente faz uma profissão de Fé.

          Primeiramente é importante termo em mente que Deus é amor e sendo amor não se sente feliz com o sofrimento humano, no entanto ele (sofrimento) faz parte da nossa vida. O sofrimento de Jesus resgatou a humanidade. Foi preciso ele passar pela morte, e morte de cruz, para que a humanidade de fato entendesse que Deus ama seus filhos a ponto de entregar Seu próprio filho vendo-o ser sacrificado como um cordeiro. Se talvez isto não tivesse ocorrido o homem não desse conta de tão grande é o amor de Deus por ele .

          Voltando ao nosso sofrimento (doenças, problemas de drogas na família, etc). Primeiro, devemos sempre ser conscientes de que as doenças não caem do céu e nem sempre é uma ação do demônio, mas sim são conseguencias da vida, conseqüências de nossas ações. São situações seja por meio interno ou externo que surgem. Enquanto pessoa humana, biológica, psicológica sofremos reações químicas que nos leva a adoecer. Por fim, precisamos também ser conscientes de que grandes partes das doenças são psicossomáticas e ainda que, nosso comportamento também gera doenças. Em suma, a doença faz parte do ser vivo seja ele racional ou não.

          Como pessoas sensíveis, emocionais e racionais o sofrimento nos abate profundamente e como seres espirituais, levam-nos a questionar Deus. No entanto, pela fé vamos percebemos que Deus não está feliz, pois Ele sente a nossa dor, portanto, sofre junto conosco, mas Deus enxerga a diante de nosso momento.
Aí lanço uma reflexão: o que seria de nós se Deus não estivesse junto conosco, mesmo que não percebendo muitas vezes Sua presença? É Ele que nos conforta, nos da força para superar as situações de dores. Enfim, ainda que não O vemos por encontrarmos envolvidos no sofrimento Ele sempre se faz presente.

          Voltando a Jesus, seu sofrimento nos trouxe a libertação, através dele (sofrimento) recebemos a vida eterna. Assim, também devemos encarar nossos sofrimentos, já que todos passamos por ele. Devemos tirar lições, e assim sermos melhores. O sofrimento deve provocar em nós mudanças de atitudes diante nossos conceitos anteriores, fazendo-nos valorizar mais nossa vida e a do outro. O sofrimento é difícil de aceitar e se transpor, no entanto, ao superá-lo, tiramos grande lições de amor e de humildade. Enfim, como o sofrimento de Jesus na cruz nos libertou, assim também, o nosso ocorre da mesma maneira, isto é, nos liberta do egoísmo, do orgulho, da vaidade, fazendo-nos novas criaturas. Em suma, termino como iniciei, somente encontraremos a resposta do porquê de Deus permitir o sofrimento pela Fé.

         Ataíde Lemos

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Súplica de um dependente químico
















Senhor; estou diante de Ti
Quero abrir meu coração;
Brinquei com fogo e me queimei
Agora perdido me encontro
Como sair desta não sei.
Estou completamente doente
Perdi o comando do corpo e da mente
Mergulhei numa dependência
Que me mata a cada dia mais
Como também destruo meus pais.
A cada instante sinto-me mais fraco
Tenho menos força para resistir
A compulsão, a ansiedade
Que ela proporciona
Deixando-me totalmente entregue
Sem dela conseguir me libertar.
Muitos não mais acreditam em mim
E não posso acusá-los ou culpá-los
Pois sempre me deram carinho, atenção
De alguma maneira tentaram me ajudar
Mas de olhos sempre fechados
Não os abri para enxergar.

Senhor; somente Tu sabes minha dor
Nem eu, tenho a total dimensão
Só sei que perdido estou.
Pareço ser um caso sem solução
Mas recorro a Vós de coração
Acredito piamente em Seu amor
Mesmo sem merecer
Pois durante toda minha vida
Vivi sem Lhe buscar
Pelo contrario, muitas vezes
De Ti, vivia zombar.
Porém, mesmo afastado de Vós
Sei que jamais deixou de me amar
Esteve sempre a me esperar
Por isso, neste momento de escuridão
Peço a Ti também perdão
E reconstrua-me novamente
Faça-me um vaso novo em tuas Mãos.

Ataíde Lemos

domingo, 1 de novembro de 2009

Bem Aventurados














Bem aventurados são os que não se calam
Denunciando as injustiças entre irmãos.
Vozes corajosas que entre as multidões ecoam
Para que sejam ouvidas por toda a nação.

Bem aventurados são os promotores da paz
Que não desistem de lutar pela vida
Sendo comumente incompreendidas
Mas não esmorecem de seus ideais voltndo atrás.

Bem aventuradas as pessoas que são injustiçadas
E por tantos são tratados como malfeitoras
Que pela cor, etnias, pobreza são humilhadas.

Bem aventurados são todos que não acomodam
Que não tem olhos voltados apenas para si mesmo
Sendo despojados e convictos no amor que acreditam.

Ataíde Lemos

Aparecida
















Com alegria componho canção
Viajando na boleia do caminhão
Vou à Aparecida em romaria
Muito feliz visitar a mãe Maria.

Levo para ela perfumadas flores
Alegria, mas também minhas dores.
Todo ano com carinho e devoção
Vou a sua casa repousar meu coração.

Lá, sinto-me em casa, numa família completa
A mãe Maria com seu filho, meu irmão, Jesus
Recebendo-me com uma enorme festa.

Em Aparecida sinto-me imensa alegria
Ao ver tantos reunidos num grande banquete
Alegres mesmo com as dificuldades do dia a dia.


Ataíde Lemos