sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Reino dos Céus











          Jesus sempre falou sobre o Reino dos Céus, e aí ficamos nos perguntando: o que é o Reino dos Céus? É um outro mundo? Será implantado neste mesmo mundo depois de sua volta? Está numa outra galáxia e apenas o veremos após nossa morte? Enfim, ficamos querendo saber o que é o Reino dos Céus e onde ele se encontra. Esta é mais uma pergunta na qual somos envolvidos e que somente a fé é capaz de nos responder.

          Deus ao conceber Jesus no ventre da Virgem Maria, pela ação do Espírito Santo, instalou naquele exato momento, o seu Reino dos Céus no meio de nós. Pois com a encarnação de Seu Filho, o Próprio Deus vem habitar na humanidade instalando aqui seu reinado. A partir de Jesus, podemos dizer que se constrói uma nova humanidade, cujos preceitos e conceitos tornam-se novos e capazes de trazer uma nova realidade ao coração do homem. Uma realidade havia antes de Cristo e agora, após sua vinda, existe uma outra.

          Em trinta e três anos de vida e três anos de vida pública, ensinando e curando, Jesus constrói o Reino dos Céus no meio de nós quando implanta as sementes do amor e da justiça, unindo a todos como uma única família, não mais de pai e mãe, mas sim de irmãos. Assim Jesus constrói uma nova filosofia humana e espiritual de vida, onde o amor é a chave que liberta e que produz a paz no coração humano.

         Mas alguns podem questionar: como aqui é o Reino dos Céus se há tanta fome, violência, desigualdade, ganância, falta de amor, etc, etc.? Pois bem, o Reino dos Céus está no coração do homem e se manifesta na ação dele. Assim sendo, podemos percebê-lo em muitas pessoas, que mesmo diante de tanto sofrimento, violência e desamor se mantêm imunes a tudo isto, sendo construtoras do amor e da paz entre os povos. O Reino dos Céus pode se manifestar e ser visto em muitas pessoas, que mesmo diante de uma doença ou da mais horrenda violência, seja ela física ou emocional, de ordem social ou política, continuam lutando contra elas mas com o coração sereno, alegres e em paz. O Reino dos Céus pode ser visto na beleza da natureza e na sincronia perfeita do meio ambiente e do Universo. Enfim, o Reino dos Céus pode ser visto em tudo desde a perfeição da vida, mas sobretudo, naquele que descobre o verdadeiro sentido da existência humana.

          Em suma, o Reino dos Céus está no meio de nós e está em cada um de nós, que procuramos viver o amor e a caridade, deixando a semente plantada para que o amanhã seja mais bonito do que hoje.

          A plenitude do Reino dos Céus, será mais um presente que nos será dado após nossa partida deste mundo, mesmo que seja sem merecimento, mas pelo imenso amor de Deus por cada um de seus filhos. Portanto, não nos cabe viver na busca do Reino futuro, mas sim viver este Reino (a vida terrena) com imenso amor, fazendo dos dias os quais recebemos de presente, um verdadeiro Reino dos Céus.

Ataíde Lemos

Revisão: Vera Lucia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário