domingo, 29 de novembro de 2009

Advento
















          Estamos vivendo o tempo do advento, um período de preparação para chegada de Jesus. Pois bem, desde o inicio da história da salvação logo no primeiro livro em Gênesis, Deus já anuncia a vinda de Seu filho como promessa para a restauração da humanidade. Em Gênesis 3,15 lemos; Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”. Nestas palavras ditas logo no principio da bíblia Deus dá inicio ao advento dizendo que pelo sim de Maria inicia a Aliança derradeira”.

          Penso que quando refletimos Deus em nossa vida, precisamos apenas ter um coração humilde e perceber que Ele não é alguém que foi idealizado por um povo, para que vivêssemos uma vida dentro de determinados valores e regras; Deus é muito mais que isso como a Palavra diz: Ele é AMOR.

         Quando o homem – segundo a história da salvação – pecou, passou a ter uma vida de sofrimento, passou a ter vergonha de si mesmo, com esta atitude se escondeu da Luz, Deus vendo esta realidade, esta situação de baixa auto estima e de morte fruto do pecado anuncia a vinda de Jesus sendo a Luz que iluminaria o homem da escuridão o qual vivia.

          Pois bem, o Antigo Testamento dá seu lugar ao Novo quando esta promessa se cumpre, através do SIM de Maria. Naquele momento o Espírito Santo fecunda seu Ser e o Verbo Divino que se faz homem. A primeira manifestação no homem da Santíssima Trindade se dá no ventre de Maria. Ela é o primeiro templo vivo da Trindade. Por isso tal saudação de Isabel, Ave te Cheia de Graça.

           Jesus vem ao mundo para resgatar e restaurar a humanidade, para devolver a vida ao homem. Sendo assim, Deus é o Deus da vida e não da morte, é neste sentido que todo aquele que se diz cristão tem por dever, por obrigação ser defensor da vida. É por isso, que o cristão deve ser contra o aborto, contra as drogas, contra a eutanásia. Enfim é por isso que todo cristão não deve aderir à cultura da morte. Pois, se Deus na Sua infinita misericórdia restaura a vida, como nós, seus discípulos poderemos ser contrario?

          Por mais que Deus seja Amor, não dá para compreender que Ele seja omisso para com pessoas que mesmo dizendo amá-lo tenha sua mente fixada as culturas de morte. O advento serve para esta reflexão individual sobre o comportamento do cristão sobre a ideologia da morte e o compromisso com a pratica do amor, da caridade, mas principalmente discernir qual o Deus professamos em nosso cotidiano; o Deus da Vida ou o Deus da morte.

          Celebrar o advento é refletir dois pontos fundamentais; um é reviver o mistério da vida, da promessa de Deus à humanidade e todos os fatos e acontecimentos até a vinda de Jesus. É observar em cada livro do Antigo Testamento as profecias que direcionam no cumprimento da Palavra de Deus. É perceber as franquezas e as virtudes de um povo que caminha na esperança da promessa feita logo no primeiro livro da bíblia.

           Celebrar o advento é refletir sobre nossa vida, sobre nossa caminhada não mais para a instauração do Reino de Deus, pois ele já se encontra no meio de nós, mas é refletir nosso encontro com Deus definitivamente.

Ataide Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário