domingo, 22 de novembro de 2009

Quem é Jesus?




















          Em uma passagem do evangelho Jesus pergunta para seus apóstolos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
          Trazendo esta mesma indagação feita por Jesus para a sociedade de hoje e a cada um de nós de maneira particular, qual seria nossa resposta? É difícil responder a esta pergunta, por que ela nos compromete e nos coloca diante de uma transformação radical de vida. Talvez saibamos teoricamente, porém não temos a coragem de assumir de fato quem é Jesus, agindo como aquele jovem rico.
          Se conhecermos Jesus como grande homem que esteve no meio de nós e deixou seu legado e que, através de seus atos e palavras nos ajudou compreender um pouco mais sobre o amor ao próximo, acredito que se torna importante sua existência, mas ainda assim, não nos leva a compromissos ou seja, não nos leva a transformações substanciais interiormente.
          Se não sabemos quem é Jesus, então temos que buscar a conhece-lo de maneira mais profunda, ai sim, este conhecimento nos provocará mudanças radicais em nossa maneira de ver o mundo e o Ser humano. No entanto, o que ocorre é que temos certos conceitos e atitudes que não queremos abrir mão deles, neste sentido, viver na ignorância é a melhor maneira de não se comprometer com a ética, com a fé, com o próximo, com os valores morais, valores espirituais, etc. Agora se descobrirmos quem é Jesus, então tornaremos responsáveis pelos nossos atos, mas por outro lado, esta revelação já é a manifestação do próprio Espírito Santo em nós. Sendo assim, esta manifestação significa dizer que, aquele que descobre quem é Jesus sua vida já se encontra em comunhão com ele.
          O Ser humano vive num constante conflito interior, o conflito entre a carne e o Espírito. A carne vem do humano é corruptível, já o Espírito vem de Deus e é Santificado. A carne sofre as influencias da matéria, alias é composta da própria matéria, por elementos físicos e químicos existentes na natureza; é composta das heranças psíquicas dos pais e de antepassados. O Espírito pelo contrario, é transcendental; é a essência de Deus no homem. Por meio do Espírito Deus santifica a carne; santificando então a matéria.
          Enfim, quando compreendemos quem é Jesus adquirimos uma confiança radical aos compromissos desta descoberta, e assim, somos capazes de descobrir nossa força nele e então, e assim enfrentaremos nossas dificuldades, lutaremos de maneira concreta anunciando, denunciando e construindo o Reino de Deus no meio de nós, e sobre tudo, na busca santificação do homem por inteiro. Em suma, nos tornamos de fato discípulos de Jesus.

Ataíde Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário