sábado, 30 de julho de 2011

O Poder da Fé



A vida e a morte são um grande mistério que somente nos é respondida pela fé. Sem ela a existência humana, torna-se sem sentido. Para uns, sem a fé, perde-se a alegria e a esperança de viver, pois a violência, a injustiça, as desigualdades, as maldades das pessoas e os sofrimentos humanos como doenças, mortes, etc. desfazem o brilho da vida.

Sem a fé o homem tende ser ainda pior do que é, devido intensificar o egoísmo, por acreditar em sua finitude e assim, vive de maneira a realizar todos seus sonhos e vontades independente a felicidade dos outros, ou seja, vale tudo para o ter e o poder. Sem a fé, qualquer sofrimento possui uma grande dimensão, por não recorrer espiritualmente, levando pessoas adquirirem doenças emocionais. Pois, em determinados acontecimentos somente a fé pode manter-nos equilibrados diante situações onde nossa humanidade não consegue suportar.

Quando refletimos a Bíblia e a Ação de Deus na humanidade, mais uma vez, podemos perceber a existência deste Deus amoroso e misericordioso, pois, que seria da humanidade sem Deus? Sem acreditar na imortalidade da vida? Ou seja, a existência de Deus é uma necessidade humana para continuar viver e a se amar. É uma necessidade para enfrentar o sofrimento e conseguir vence-lo pela fé num Poder acima do homem, que dá a ele esperança e o faz procurar ser melhor. A existência de Deus é uma necessidade humana para lutar pela justiça e para amar o próximo como a ti mesmo. Enfim, a introdução na vida humana da espiritualidade, de um Deus é um outro grande mistério do amor de Dele para com a humanidade, ainda que nada de grandioso tivesse ocorrido como a própria vinda de Jesus. No entanto, a sua vinda veio confirmar e ratificar a existência de um Deus Amor que em Jesus, renovou a fé e solidificou a sua existência, onde o homem, tem como fundamento a existência de Deus, na pessoa também de Jesus.

Mesmo diante deste grande mistério que é a vida e a morte, a fé é essencial na vida do Ser humano, para que procure viver a alegria da vida, mesmo diante o sofrimento, mesmo diante as injustiças e o faz promover a paz diante a violência amando seu o próximo apesar de seus erros. A fé nos faz atravessar caminhos escuros, na certeza de vencer os obstáculos da vida quando estes parecem ser nosso fim. Enfim, independente como as crenças concebem Deus e Jesus e as doutrinam seus seguidores, a fé é a esperança da esperança. É a razão para sermos melhores. É o balsamo do consolo e do conforto para os que sofrem e, é nela que encontramos os pilares para sermos felizes e sendo melhores cada vez mais do que somos.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário