quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

João Batista; o Último Profeta do Antigo Testamento



Muito embora, o antigo testamento seja um livro inspirado por Deus e traga muitos livros onde devemos ler e tirar respostas para nossa vida, sua finalidade tem como fundamentos principais nos revelar o amor de Deus na criação do mundo e do homem; apresentar para nós como se iniciou o pecado, ou seja, a entrada do pecado no mundo e,esta entrada,está relacionada ao livre arbítrio do homem, pois Deus deu para ele a liberdade das escolhas, porém também as conseqüências de tais atos que geram a morte. Também, o antigo testamento tem a finalidade de nos mostrar o quanto Deus nos ama, pois,mesmo diante a nossa liberdade que, muitas vezes, nos leva a morte ele promete enviar o Salvador, ou seja, enviar aquele que tira o pecado do mundo, para isto,é necessário preparar um povo. Um povo que ainda não tem uma religião definida e que vive como nômades e em tribos. É no antigo testamento que Deus vai moldando este povo para prepara-lo para receber e acolher o salvador do mundo, que é o próprio Deus, na pessoa do Deus Filho (o Verbo Encarnado), isto é, Deus, torna-se carne e vem habitar entre nós.

Pois bem, para que o Salvador viesse, era necessário a construção de um povo, como foi colocado acima, porém, como todo homem é limitado e em sua natureza humana o pecado impera, muito tempo teve que se esperar até que o projeto de Deus fosse concretizado. Durante este processo este povo se perdia, deixava ser conduzido pelo instinto humano, pela busca do poder, do ter e do prazer. Deixava-se ser influenciado por outras religiões, por outras culturas. Ao invés de viver as bênçãos que recebia de Deus, usavam para oprimir seu próprio povo. Em muitos momentos Deus permitiu o sofrimento dele (povo), para que se retornasse ao caminho de seu projeto.

Durante todo este tempo (antigo testamento), Deus suscitou reinos, profetas, lideres, sábios, enfim, homens que conduzissem este povo para a realização de seu projeto de salvação. para que este Seu povo obtivesse conhecimento e sabedoria para entender e aceitar quando chegasse o Salvador.

Após centenas de anos de preparação, dá-se o inicio do projeto de Deus, quando o anjo Gabriel, primeiramente, se apresenta a Zacarias e logo em seguida a Maria. O sim de Maria é o momento culminante que se concretiza e inicia a presença de Deus como o Emanuel (Deus Conosco), ou seja o Verbo se encarna no meio de nós.

Quero aqui, destacar o papel de José. A Palavra diz que ele era um homem justo, e de fato, este justo é merecedor de uma devoção imensa, pois entre os homens, depois de Maria, José, torna-se um ícone da salvação. Pois, Maria aceita e se entrega para obra de Deus e Jose entrega Maria para Deus, ou seja, abdica de sua mulher e a protege para que o projeto de Deus se realize.

Enfim, o antigo testamento tem seu final, isto é, sede ao novo, no momento do Batismo de Jesus. A bíblia diz que João Batista é o ultimo profeta, é quando analisamos teologicamente, o batismo de Jesus, não foi uma encenação, Jesus não precisava ser batizado, nem foi para se cumprir ritos, mas o batismo de Jesus é o inicio do novo testamento, onde a Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), se manifesta e Deus inicia através de Jesus a Nova Aliança.
No batismo de Jesus a Palavra (Bíblia), revela que Deus Pai se manifesta através de uma voz; Deus filho através de Jesus e Espírito Santo se manifesta por meio de uma pomba.

Enfim, o batismo de Jesus é algo maravilhoso que ultrapassa nosso entendimento, é a concretização do Projeto de Deus e o Seu assumir o comando da Nova aliança. O batismo de João era um batismo de conversão, porém, ao batizar Jesus, João fecha o livro do antigo testamento e sai de cena para Jesus escrever as primeiras linhas do novo testamento.

Ataíde Lemos, escritor e poeta
Adquira o livro O Abraço do Pai - poesias, pensamentos e reflexões
Entre em contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário