sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Porque celebrar o Natal



Já passou o dia do Natal (o nascimento de Jesus). Alguns amigos me disseram que não comemoram o natal, pois, é um dia como outro qualquer. Que Jesus nasceu pobre, abandonado e as pessoas comemoram com ceias, com bebidas, etc. etc. Mas, uma pergunta não quer me calar: O que há de Jesus ter nascido numa manjedoura e se comemorar com festas, com alegria? Afinal, Jesus mesmo nascendo pobre é rei. Jesus mesmo nascendo excluído é o nosso salvador. Uma pessoa não pode nascer excluída, pequena diante as pessoas e se tornar grande? Ser motivo de alegria o teu nascimento? Muitos dos grandes homens também nasceram pobres e são referências de inteligência e se tornaram grandes deixando seus legados e hoje se comemora a sua existência.

Comemorar o nascimento de Jesus é comemorar um grande acontecimento na humanidade. É comemorar o nascimento do Verbo que se encarnou em veio habitar entre nós. É comemorar o dia que Deus veio habitar neste planeta que Ele criou.

Não importa se Ele quis nascer pobre, numa manjedoura, se viveu toda sua vida excluída e se foi morto como um malfeitor, foi Ele quem quis que fosse assim, não adianta querer entender Deus, porque senão ficaremos loucos e não entenderemos mesmo, mas, a sua vinda foi transformadora para a humanidade. A sua vinda trouxe luz para os povos. Enfim, sua vinda fez o velho tornar-se novo.

Não importa se a celebração do natal foi originada pela igreja católica, se a data é exatamente o dia 25 de dezembro, ou algum dia dentro deste mês ou mesmo, em outro mês, o importante, é que um dia Jesus nasceu. Um dia ele foi gerado e a partir daí entramos numa outra era.

Celebrar com festa, com alegria, celebrar o dia da família no dia de Natal é de fato, acreditar neste Jesus e valorizar cada dia de sua existência no meio de nós desde o momento da sua concepção. É valorizar cada pessoa que fez parte deste grande acontecimento, seja sua mãe e de tantos que fizeram parte de sua trajetória humana e após sua morte. É deixar de contextualizar algumas de suas falas, mas contextualizar toda sua caminhada na terra.

Às vezes, precisamos sair de certos conceitos ideológicos e mesmo doutrinários, ou seja, não comemoramos isto ou aquilo, porque foi uma outra religião que criou ou que determinou e partirmos para o pensamento de que, não importa quem teve a idéia, mas o que significa tal acontecimento. Comemorar o nascimento de Jesus é muito mais que comemorar uma data, determinada por uma religião, mas sim, é festejar com alegria o nascimento de alguém que ultrapassa as religiões. É festejar o nascimento de uma pessoa que é referencia para todas as religiões, ainda que tenham pensamentos doutrinários e dogmáticos diferentes.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário