domingo, 3 de fevereiro de 2013

Porque Deus quis provar o cálice humano




Porque Deus quis provar o cálice humano 



Às vezes, fazemos tantas perguntas para Deus como; porque que há tanto sofrimento no mundo? Porque Ele permite tantas coisas horríveis acontecerem, tantas mortes de inocentes, etc, etc.

Mas, eu estive refletindo um pouco sobre Deus e especialmente, a passagem de Jesus (Deus Filho) por aqui e fiquei pensando. Deus como Senhor de tudo que há, poderia nos proporcionar a salvação através de ns situações, sem que Ele passasse nenhuma espécie de humilhação. Nenhuma forma de constrangimento e podemos observar que Ele viveu toda espécie de sofrimento humano; que Ele passou por toda as formas de preconceito em sua vinda. Embora, anunciou a Boa Nova sua presença provocou muitas formas de violências e exclusões.

1) Deus escolheu vir ao mundo por meio de uma jovenzinha, que era noiva, cujo sua vinda já causou certo constrangimento para José. Deus, não poderia ter vindo após o casamento de Maria e José? Não; Ele preferiu vir desta forma, ou seja, ele já surgiu quebrando tabus e preconceitos que devem ser refletidos por cada um de nós.

2) Jesus nasceu numa manjedoura, longe da cidade, onde foi aquecido por animais e teve como os primeiros acolhedores os pastores. Deus, não poderia ter nascido no melhor hotel ou pousada de Belém? Ou mesmo em Nazaré que era uma cidade bem maior? Enfim, Ele preferiu nascer na extrema pobreza. Outro fato ainda em seu nascimento é já a atitude de exclusão e como é o coração do homem. José ao chegar em Belém, não encontrou nenhum lugar para se acolhido, ou seja, aqueles moradores, donos de hospedaria não se importou acolhendo aquela mulher grávida preste a dar a luz. Portanto, o nascimento de Jesus, mais uma vez reflete o que muitos vivem, a exclusão, Deus quis passar por esta triste realidade e não precisava.

3) O nascimento de Jesus já produz uma grande violência, Herodes manda matar todas as crianças até 2 anos, porque acreditava que assim, também Jesus seria morto. Portanto, logo no inicio da vinda do salvador do mundo ocorre a primeira tentativa de mata-lo, no entanto, este atentado, leva dezenas de mortes de inocentes. Deus, não precisaria que isto ocorresse e poderia ter evitado, no entanto, Ele permite, para trazer até nós o conhecimento de como o homem é mal e como ele precisa desta luz que é Jesus.
4) Jesus foi rejeitado pelos seus. Em sua cidade Nazaré, Jesus foi rejeitado pelo seu povo inclusive, lá também ocorreu uma tentativa de mata-lo. Mais uma vez, observa que Jesus sofre o preconceito por seus conterrâneos em não conseguirem ver nele o messias e terem um coração de pedra. Enfim, Deus, através deste acontecimento, passa a mesma realidade, pois, tantos não são aceitos em suas cidades. Quantas e quantas pessoas que conseguem se destacar em tantos outros lugares e isto acaba gerando a indiferença, a inveja, o ciúme entre tantos na sua cidade natal com insinuações como: quem é aquele para fazer tais coisas? Eu o conheço e sei de suas fraquezas, de seus podres, etc. Enfim, porque Deus quis passar por tudo isto?

Enfim, há inúmeros situações que vemos nos evangelhos que ficamos perguntando porque Deus, quis viver tal situação? Acredito que uma dela muito marcante foi à morte de Jesus. Deus jamais precisaria morrer numa cruz, na pessoa de Jesus ou permitir que a sua Mãe sofresse tão intensa dor que é a de perder um filho tragicamente, de forma tão violenta e humilhante. Mas porque Deus permitiu? É porque Deus, quis provar toda espécie de dor que sofre o homem, para assim, resgata-lo e santificar o sofrimento. Isto é, ao viver a exclusão, ao passar por toda espécie de preconceito, toda a dor humana, inclusive a dor da perda de um filho, de um ente Deus vem nos fortalecer diante estes mesmo tipos de dores e como diz a Palavra: “o servo não é maior que seu Senhor”. Também serve para nós que estejamos passando por algum tipo de provação, sofrimento, olharmos para Jesus, para Deus e nos fortalecemos. Nele encontramos força e a esperança para sobrevier às tribulações. Jesus veio ser a luz do mundo e a luz existe para dissipar as trevas. A luz existe para clarear o caminho. A luz existe para apontar a direção. 


Ataíde Lemos

Escritor e Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário