domingo, 27 de setembro de 2009

O Sopro de Deus














          O homem, segundo a Bíblia, é imagem e semelhança de Deus. Foi o Sopro de Dele que lhe originou a vida. Até então, o homem era apenas uma escultura; algo sem vida.

          Podemos entender também que este Sopro de Deus é a essência que faz o homem tornar-se além de humano um ser Divino. Um ser que precisa de Deus para conseguir viver a plenitude da vida. Sem esta essência Divina o homem é apenas um composto químico perdido em sua existência.

          Ainda que haja pessoas que se dizem ser ateus, isto é aqueles que professam não acreditar numa vida após a morte dentro de si tem a essência de Deus e também recebem todas as influencias Dele, pois, convive socialmente sendo influenciados, ainda que inconscientemente, por uma educação de pessoas que acreditam na existência de Deus.

          O homem é seu meio, são as circunstâncias em que vive. Mesmo sendo um ser único e subjetivo não se faz sozinho, na verdade, ele é um resultado em constante educação através das experiências pessoais, interpessoais, etc.

          Carl Jung diz que o homem já nasce com uma estrutura em seu inconsciente – os arquétipos – onde recebe uma herança inconsciente do passado. Enfim, ainda que muitos digam serem ateus, portanto, podemos deduzir que suas atitudes são de pessoas espirituais. É preciso também frisar que o homem além de carregar heranças inconscientes espirituais, traz consigo heranças humanas e que, com o caminhar da vida, vão se somando na construção de sua personalidade em ambas dimensões.

           O homem marcha lado a lado com sua dimensão humana e divina, porém devido à falta de conhecimento e aprofundamento espiritual se apega à humana e isto o leva a ter atitudes na maioria das vezes exclusivamente humanas. Há varias atitudes que são exclusivas humanas como por exemplo, o apego à vida, a matéria, o medo da morte, o egoísmo, a ganância, etc, etc. 

          O que podemos observar é que, à medida que o homem desenvolve-se espiritualmente passa a valorizar mais seu lado espiritual. Embora estas dimensões (humanas e divinas) estão ligadas intrinsecamente, o homem vive seu lado espiritual em seu dia a dia com maior intensidade seja ingressando em alguma entidade religiosa se aprofundando mais espiritualmente e/ou vivenciando-a na prática em seu cotidiano exercitando o amor, a caridade e mudando assim seus conceitos em relação à vida sua e do outro.

         Enfim, o desenvolvimento espiritual passa a suprir o humano e o homem deixa de temer de forma em demasia a morte, ou melhor, passa a aceitá-la, pois acredita em sua imortalidade. Outro fator também e ter uma outra conotação em relação a vida, valorizando-a e descobrindo o verdadeiro sentido de sua existência. Em suma, quando o homem passa a entender o sentido do Sopro de Deus, deixa de ter atitudes exclusivamente humanas e se insere numa vida ainda que terrena, porém na plenitude dela.


Ataíde Lemos

sábado, 26 de setembro de 2009

Não tenhas medo















Não tenhas medo quando a noite chegar
Nem tenhas medo da tempestade que estas por passar
Um novo dia irá ressurgir
E também um novo sol radiante irá sentir.

O sofrimento faz parte das estradas que temos que percorrer
Onde temos a oportunidade de com ele aprender
E também descobrirmos que sem Deus é difícil viver
Que sem Ele, na liberdade, acabamos por nos perder.

A beleza da vida não está somente na alegria
Não está em não passar pela dor
Mas sim, descobrir que em cada novo dia
Nascemos novamente para o amor.

*Ataíde Lemos*

domingo, 20 de setembro de 2009

Pedagogia de Deus













           O homem nasce, vive e morre egoísta. Esta é uma característica humana, esta é a razão do homem viver constantemente confrontando com a dor, pois, ele está numa busca constante de sua felicidade, porém uma felicidade egoísta. Esta dor pode vir de varias formas. No entanto, é o sofrimento que faz o homem crescer em todos os sentidos, tanto como pessoa humana como também espiritual.

          Pois bem, a pedagogia de Deus é proporcionar ao homem por si mesmo se encontrar, crescer e assim conquistar a paz e o sentido de sua existência. Ele dá todas as condições necessárias para que isto ocorra através de Sua Palavra, por meio dos acontecimentos no cotidiano do dia a dia.

          Como sempre ouvimos dizer, Deus dá o livre arbítrio ao homem, isto é, Ele não dita as regras e nem pressiona, pelo contrario, dá a ele (homem) toda liberdade de conduzir a vida segundo sua vontade. No entanto, Deus está sempre presente e escrevendo a história juntamente com o homem, apontando caminhos mostrando o certo e o errado, porém a Palavra diz: “diante de ti coloco vida e a morte”, é o homem que vai escolher. No entanto, mesmo que indiretamente esta escolha sempre será forçada - devido ao sofrimento - no caminho da paz e da felicidade verdadeira.

          O que podemos tirar desta pequena reflexão é que, em primeiro lugar; a dor, os sofrimentos são necessários para que homem despoje de seu egoísmo e abre a mente tornando-se humilde para reconhecer sua fragilidade e a partir daí crescer. Segundo; é pelo sofrimento que o homem reconhece e aceita Deus como um Ser Absoluto e Supremo.

          Enfim, Deus não compraz com o sofrimento humano e nem deseja ao homem sofrer. Ele é AMOR, e quem ama jamais é feliz ou se mantém feliz com a dor do outro. No entanto, é pelo sofrimento que o homem se encontra e também encontra Deus.

Ataíde Lemos

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Imensa Dor
















Quanto pode valer uma vida para Deus?
Será possível de chegar a uma exata quantia?
Ele deu parte de Sua vida, deu tudo que havia
Para que não se perdesse nenhum dos filhos Seu.

Não tem como imaginar quando Deus sofreu
Ao permitir tamanho sofrimento, imensa dor
Em seu Coração lágrimas de sangue, tudo por Amor
Ao ver agonizar na cruz, presenciando calado, o filho Seu.

Esta dor que Deus permitiu em Si acontecer
É a maior prova de amor que Ele nos deu
Chorando em silencio, vendo Seu filho morrer.

Em Jesus somos mais que vencedores
A custa de sangue, de dor da Santíssima Trindade
Isto nos basta para agradecer a vida dando a ela louvores.

Ataíde Lemos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Amar a Deus Sobre Todas as Coisas

 
          Certa vez Jesus foi questionado por um jovem de qual seria o maior dos mandamentos da Lei de Deus. Então, Jesus respondeu dizendo: “Amarás o Teu Deus de todo coração, de todo entendimento e teu próximo como a Ti mesmo”.
          Desta maneira Jesus resumiu a espiritualidade daquele que quer caminhar com ele sendo seu discípulo. Ele revela o que seu Pai espera de cada um de seus filhos.
          Pois bem, aqui entra onde este meu texto quer refletir.
          É comum vermos pessoas dizerem que promover à justiça, o amor, a caridade é estar fazendo a vontade de Deus, ou que é isso que Ele quer de nós. Criamos a idéia que agindo assim voltados exclusivamente para o próximo já estamos kits com Deus.
          É importante entendermos que amar o irmão, praticar a filantropia, ser uma pessoa que procure viver a justiça não significa dizer que colocou Deus em primeiro lugar na vida. Há muitos que fazem tudo isto, e na verdade, são ateus não aceitando em hipótese algum a existência de Deus. Outros têm espiritualidades que desfiguram totalmente o Deus o qual nos foi apresentado.
          Porem, quando na verdade seguimos o pensamento de Jesus e colocamos Deus acima do próximo, o amamos sobre todas as coisas e de todo nosso entendimento, certamente, somos movidos viver o segundo seu mandamento, isto é, promovendo o amor, a justiça, a caridade, pois este compromisso está ligado ao amor a Deus e não exclusivamente ao próximo.
          Temos que procurar viver estes mandamentos de maneira correta, eliminando muitas vezes desculpas por não viver nossa espiritualidade comprometido com uma religiosidade ou mesmo com a comunidade de Fé.
          Deus deve ser glorificado, não que necessite, mas  para que muitos que sofrem ou que estão perdidos em suas vidas possam descobrir que Nele é que encontra o refugio e saibam que se fazemos algo de bom não é exclusivamente por nós, mas sim Ele em nós, e assim Deus é anunciado para muitos que vivem o materialismo, o imediatismo e não O conhece.
          Nossa atitude de anunciadores, de vivencia na espiritualidade devem ser testemunhadas de palavras mesmos que espaçadas fazendo referência a Deus, nossa Fé e ao amor por Ele, principalmente, quando desenvolvemos atividades de justiça, de filantropia que é amor ao próximo para que as pessoas percebam que nosso amor, nosso empenho não vem de nós, mas do amor de Deus que move em nós a pratica da caridade e as pessoas possam também o Amá-lo e assim nos diminuímos para que Ele apareça. O amor à Deus, deve estar sempre na frente de qualquer expressão seja de amor ao próximo ou a nós mesmo.
          Ataíde Lemos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quando tudo estava perdido















Quando tudo em meu caminho se fechou
Quando a luz que brilhava se apagou
Quando todas as vozes se calaram
Quando os sonhos em pesadelos se tornaram.

Quando as lágrimas secaram de tanto chorar
Quando meus amigos resolveram me deixar
Quando meus olhos entraram na escuridão
Quando me encontrava na mais intensa solidão.

Quando tudo parecia estar perdido enfim
Teus olhos trouxeram a luz em meu caminho
E pela primeira vez não me senti sozinho.

Tua palavra ressoou fundo em meu coração
Abrindo meus olhos fazendo-me enxergar
E assim, restaurou-me alegria e a coragem de recomeçar.

Ataíde Lemos

domingo, 13 de setembro de 2009

Momento de Oração













É importante dar-se um momento
Encontrar um certo tempo
Recolher-se no pensamento
E abrir todos os sentimentos

Cada um busca um ambiente
Para poder meditar
Um campo, um quarto
Ou mesmo em qualquer lugar

Olhei para o céu, num quarto escuro
Pus a mão no coração
Aos poucos fui me envolvendo
Por uma grande emoção

Senti uma paz interior
Uma vontade chorar
Uma quietação a me acalmar

Meus lábios lentamente
Foram se abrindo de repente
Sem medo as palavras vieram
E eu falava serenamente

Disse tudo que sentia
Sem medo de ser repreendido
Nada deixando escondido
Quase todas as perguntas Me respondia
E aquela que Eu não entendia
Ele com mansidão
Aliviava meu coração

Há algumas perguntas
Que as respostas não vem no nosso tempo
Somente com o passar da vida
Que tais respostas teremos

Ataíde Lemos

Os discípulos de Emaús


         Logo que Jesus ressuscitou por um período ficou no meio de nós, não como um fantasma, mas sua aparição consistia em manifestar sua ressurreição, cumprir toda suas palavras durante a permanecia de sua vida terrena e fortalecer os discípulos a acreditar em suas promessas.
          Entre estas aparições uma delas nos chama atenção, quando encontra os dois discípulos que estão tristes caminhando de cabeça baixa falando de todos os acontecimentos ocorridos naquela páscoa.
          Percebe que aqueles dois homens eram amigos íntimos de Jesus e o conhecia muito bem, pois sem reconhecê-lo narram os fatos ocorridos com perfeição, e demonstram muita tristeza e inconformados pelos acontecimentos.
          Muitas vezes, no corre corre do dia a dia deixamos varias coisas boas da vida despercebida. Embora digamos acreditar em Deus, não conseguimos ampliar nossos olhos e vê-lo, ou mesmo tirar lições de tais acontecimentos. 
          É comum diante de um sofrimento viver lamentando, nos achando que somos esquecidos, que Deus não nos ama ficar numa murmuração sem fim, reclamando de tudo e de todos. Temos atitude daqueles discípulos, ficar triste e vivendo um passado onde não enxergamos o verdadeiro sentido deles.
          Quantas vezes Deus está sempre querendo nos acordar, chamar a atenção para a nossa felicidade, para o fortalecimento, porem, devido nossa lamentação nossos olhos da fé permanecem fechados não enxergando Deus caminhando conosco.
          Porem, Deus sempre está atento e jamais perde a esperança, quando vê que não conseguimos enxergar Sua presença através de sinais se revela, da mesma forma que revelou aos discípulos de Emaus partindo o pão. Aquele gesto imediatamente os fez reconhecer seu mestre.
          Quanto mais atento estamos e percebemos a presença de Deus caminhando conosco procurando aprender, tirando lições de certos momentos que vivemos mais rápido se pode solucioná-lo, com mais alegria podemos carregar nossa cruz na certeza da vitória.
         Jesus caminhou longo tempo com aqueles discípulos porem, a tristeza, a cabeça baixa não os deixou percebe-lo. Não conseguiram ver que era Jesus que caminhava com eles, mesmo narrando toda a historia da salvação, especialmente as partes onde dizia sobre a ressurreição.
        Certamente, este evangelho é muito contextual na nossa vida. Que esta boa noticia possa nos levar a não ficar na beira do caminho devido há um obstáculo e sim, aprender a passar por ele na certeza de que Jesus nos ama e caminha conosco.
Ataíde Lemos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ave Maria, Mãe Aparecida















Ave Maria, Mãe Aparecida
Sobre seu manto azul anil
Cubra esta Pátria de gente sofrida
Vós que sois padroeira do Brasil.

Abraça cada filho com carinho
Rogai a seu Filho por nós
Aponte-nos novos caminhos
Nós que recorremos a vós

Ave Maria, Mãe Aparecida
Proteja este querido Brasil
Terra de muitas pessoas excluídas
Acorde este gigante varonil.

Sobre seu amor e sua proteção
Suplicamos humildemente
Livrai-nos da corrupção
Que tira o pão de tanta gente.

Ave Maria que no rio foi encontrada
Por três simples pescadores
Com titulo de Aparecida é venerada
Defendei-nos dos opressores.

Ave Maria, Mãe Aparecida
Com amor e com devoção
Rogo por todas as vidas
Que sofrem nesta amada Nação.


Ataíde Lemos

domingo, 6 de setembro de 2009

A Bíblia e a Igreja

         














          A Bíblia é a Palavra de Deus, isto é, Deus falando com a humanidade através de Mãos humanas. Muitas vezes ao lermos a Bíblia vemos uma história de conflitos. De pessoas escolhidas por Deus que cometeram pecados tanto antes da missão como durante, mas que se arrependeram. Enfim, vemos a história da humanidade que vive num caminho de acertos e erros. No entanto, percebemos que é uma caminhada de Deus com seu povo. Que Ele está sempre presente em todos os acontecimentos e que as mensagens nela contida atravessam as gerações permanecendo sempre atuais. É maravilhoso ao lermos passagens escritas a milhares de anos antes e no tempo de Jesus e sentirmos Ele dizendo a nós em qualquer situação a qual vivemos.
          É maravilhoso lemos como se deu o inicio da humanidade – não tão somente pelo aspecto histórico, mas como mensagem salvífica. Quando lemos como o autor narra o Espírito de Deus que dá vida ao homem pelo Sopro Divino iniciando a criação humana. Refletirmos como a Bíblia narra a entrada do pecado ao mundo pelo egoísmo, isto é, o homem querendo ser maior que Deus. Quantas situações observam-se que o egoísmo é o principio de toda maldade humana?. Certamente o egoísmo é a raiz de toda a entrada do pecado gerando as mais diversas conseqüências das misérias humanas. Enfim, a destruição da humanidade passa por ela mesma, através do egoísmo. No entanto, é esplendido como Deus não desiste nunca; como o autor sagrado narra já no primeiro livro sobre a vinda do Salvador.
          É maravilhoso como Deus constrói seu povo, e, ao longo do tempo vai organizando-o preparando para a vinda de Seu filho. É interessante, como Seu povo mesmo vivendo a humanidade na flor da pele é sempre voltado para a mudança, retornando ao caminho do projeto de Deus que de tempo em suscita novos lideres e profetas. Deus sempre corrigindo Seu povo por meio de duras lições – não pela vontade Dele, mas pela fragilidade humana.
          Como é lindo quando lemos e vemos Deus falar tão plenamente conosco através de livros como o de Jó, Eclesiástico, Eclesiastes e tantos outros que são verdadeiras Palavras Vivas. Como poderia apenas o intelecto humano sem uma inspiração Divina escrever mensagens, lições, exortações com tanta perfeição da realidade humana a centenas e milhares de anos atrás?
          Como é maravilhoso aprofundarmos através dos livros contidos na Bíblia a vida pública de Jesus! Seus feitos, suas palavras, todos os acontecimentos como as profecias, milagres, as parábolas tão cheias de fundamentos? Enfim, a humanidade e a divindade de Jesus ao mesmo tempo? Como é interessante ver Jesus constituir a nova aliança e preparar seus apóstolos para dar prosseguidade ao anuncio do Evangelho? Ler como se dá ao chamado de Jesus a Paulo? Um apóstolo culto, seguidor e conhecedor de toda a história do povo judeu que a partir da sua conversão passa anunciar Jesus aos pagãos. É interessante observar que Paulo mesmo sendo uma pessoa extremamente culta, conhecedora de toda história da salvação e chamado por Jesus se coloca como o ultimo dos apóstolos.
          A Bíblia se confunde com a própria história da igreja fundada por Jesus Cristo através de Pedro. A igreja que é Santa e pecadora que através dos milênios de anos mesmo convivendo com tantos erros pelos seus pastores, mesmo com todas as fragilidades que fazem parte do Ser humano; mesmo com varias tentativas de destruí-la cada vez se fortalece e reergue mais forte ainda. Há dois mil anos a igreja mantém fiel ao projeto de Deus.
          Finalizando, a Bíblia é Palavra Viva que vai se confirmando ao longo do tempo pelos próprios acontecimentos. Como também a igreja fundada por Jesus Cristo através de Pedro é a Palavra Viva de Deus que se confirma ao longo da história.
          Ataíde Lemos


         

A Bíblia










Palavras que encantam
Que transmitem esperanças
Faz com a gente caminhe,
Vença os desafios
Porque não se sente sozinho.

Palavras que nos chamam atenção
Libertam e apontam direções.
Que exortam
E provocam reflexões.

Palavras que alimentam
Fortalece o coração.
É fonte de água viva,
É luz que ilumina a escuridão,
É força que liberta
O homem de qualquer prisão

Palavras que precisam ser devoradas
No coração enraizadas.
É receituário da vida diária.
Faz com que o homem
Não se perca na jornada.

Palavras que são palavras
Expressas pelo Autor vida.
É a comunicação de Deus
Com os filhos Seu.


Ataíde Lemos

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sou o Amor















Quando a noite chegar
E o medo lhe tomar
Venha até meus braços
E sinta-te o meu abraço

Sinta-se o meu calor
Que lhe tirará seu temor
Eu te confortarei
Com ternura te aquecerei.

Quando a tristeza não tiver fim
Aproxime-se, venha até mim
Vou restaurar sua alegria
Resplandecer de luz seu dia

Sou aquele que te ama
Fogo que acende a chama
Da esperança e do viver
Sou o Amor que mora em você.


Ataíde Lemos