domingo, 13 de setembro de 2009

Os discípulos de Emaús


         Logo que Jesus ressuscitou por um período ficou no meio de nós, não como um fantasma, mas sua aparição consistia em manifestar sua ressurreição, cumprir toda suas palavras durante a permanecia de sua vida terrena e fortalecer os discípulos a acreditar em suas promessas.
          Entre estas aparições uma delas nos chama atenção, quando encontra os dois discípulos que estão tristes caminhando de cabeça baixa falando de todos os acontecimentos ocorridos naquela páscoa.
          Percebe que aqueles dois homens eram amigos íntimos de Jesus e o conhecia muito bem, pois sem reconhecê-lo narram os fatos ocorridos com perfeição, e demonstram muita tristeza e inconformados pelos acontecimentos.
          Muitas vezes, no corre corre do dia a dia deixamos varias coisas boas da vida despercebida. Embora digamos acreditar em Deus, não conseguimos ampliar nossos olhos e vê-lo, ou mesmo tirar lições de tais acontecimentos. 
          É comum diante de um sofrimento viver lamentando, nos achando que somos esquecidos, que Deus não nos ama ficar numa murmuração sem fim, reclamando de tudo e de todos. Temos atitude daqueles discípulos, ficar triste e vivendo um passado onde não enxergamos o verdadeiro sentido deles.
          Quantas vezes Deus está sempre querendo nos acordar, chamar a atenção para a nossa felicidade, para o fortalecimento, porem, devido nossa lamentação nossos olhos da fé permanecem fechados não enxergando Deus caminhando conosco.
          Porem, Deus sempre está atento e jamais perde a esperança, quando vê que não conseguimos enxergar Sua presença através de sinais se revela, da mesma forma que revelou aos discípulos de Emaus partindo o pão. Aquele gesto imediatamente os fez reconhecer seu mestre.
          Quanto mais atento estamos e percebemos a presença de Deus caminhando conosco procurando aprender, tirando lições de certos momentos que vivemos mais rápido se pode solucioná-lo, com mais alegria podemos carregar nossa cruz na certeza da vitória.
         Jesus caminhou longo tempo com aqueles discípulos porem, a tristeza, a cabeça baixa não os deixou percebe-lo. Não conseguiram ver que era Jesus que caminhava com eles, mesmo narrando toda a historia da salvação, especialmente as partes onde dizia sobre a ressurreição.
        Certamente, este evangelho é muito contextual na nossa vida. Que esta boa noticia possa nos levar a não ficar na beira do caminho devido há um obstáculo e sim, aprender a passar por ele na certeza de que Jesus nos ama e caminha conosco.
Ataíde Lemos

Um comentário:

  1. Esses discípulos da cidade de Emaús se encontravam tão estarrecidos com os acontecimentos daquela Páscoa, que fecharam sua percepção do sutil, não podendo perceber nada além de sua realidade material, nem mesmo o Mestre. Justamente assim ocorre com muitas pessoas. Ficam tão absortas em suas dificuldades e sofrimentos que não conseguem vislumbrar a luz da sabedoria Divina a lhes apontar a saída para seus problemas. Deus nos guia sempre, dando-nos a orientação para nossas dificuldades, mas precisamos estar receptivos para ouvir Sua voz.

    ResponderExcluir