domingo, 27 de setembro de 2009

O Sopro de Deus














          O homem, segundo a Bíblia, é imagem e semelhança de Deus. Foi o Sopro de Dele que lhe originou a vida. Até então, o homem era apenas uma escultura; algo sem vida.

          Podemos entender também que este Sopro de Deus é a essência que faz o homem tornar-se além de humano um ser Divino. Um ser que precisa de Deus para conseguir viver a plenitude da vida. Sem esta essência Divina o homem é apenas um composto químico perdido em sua existência.

          Ainda que haja pessoas que se dizem ser ateus, isto é aqueles que professam não acreditar numa vida após a morte dentro de si tem a essência de Deus e também recebem todas as influencias Dele, pois, convive socialmente sendo influenciados, ainda que inconscientemente, por uma educação de pessoas que acreditam na existência de Deus.

          O homem é seu meio, são as circunstâncias em que vive. Mesmo sendo um ser único e subjetivo não se faz sozinho, na verdade, ele é um resultado em constante educação através das experiências pessoais, interpessoais, etc.

          Carl Jung diz que o homem já nasce com uma estrutura em seu inconsciente – os arquétipos – onde recebe uma herança inconsciente do passado. Enfim, ainda que muitos digam serem ateus, portanto, podemos deduzir que suas atitudes são de pessoas espirituais. É preciso também frisar que o homem além de carregar heranças inconscientes espirituais, traz consigo heranças humanas e que, com o caminhar da vida, vão se somando na construção de sua personalidade em ambas dimensões.

           O homem marcha lado a lado com sua dimensão humana e divina, porém devido à falta de conhecimento e aprofundamento espiritual se apega à humana e isto o leva a ter atitudes na maioria das vezes exclusivamente humanas. Há varias atitudes que são exclusivas humanas como por exemplo, o apego à vida, a matéria, o medo da morte, o egoísmo, a ganância, etc, etc. 

          O que podemos observar é que, à medida que o homem desenvolve-se espiritualmente passa a valorizar mais seu lado espiritual. Embora estas dimensões (humanas e divinas) estão ligadas intrinsecamente, o homem vive seu lado espiritual em seu dia a dia com maior intensidade seja ingressando em alguma entidade religiosa se aprofundando mais espiritualmente e/ou vivenciando-a na prática em seu cotidiano exercitando o amor, a caridade e mudando assim seus conceitos em relação à vida sua e do outro.

         Enfim, o desenvolvimento espiritual passa a suprir o humano e o homem deixa de temer de forma em demasia a morte, ou melhor, passa a aceitá-la, pois acredita em sua imortalidade. Outro fator também e ter uma outra conotação em relação a vida, valorizando-a e descobrindo o verdadeiro sentido de sua existência. Em suma, quando o homem passa a entender o sentido do Sopro de Deus, deixa de ter atitudes exclusivamente humanas e se insere numa vida ainda que terrena, porém na plenitude dela.


Ataíde Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário