sábado, 7 de novembro de 2009

Deus e o Sofrimento Humano














           Há uma pergunta que sempre fazemos para Deus que é; porque tanto sofrimento? Porque temos que assistir uma doença que vai matando a pessoa aos poucos como o câncer por exemplo? Doença que causa sofrimento tanto ao doente quanto aos seus familiares? Perguntamos então; o que significa o sofrimento para Deus? Porque Ele permite passarmos por isto?

          Diz que o sofrimento é uma forma de purificação, mas todos conhecemos pessoas que sempre viveram suas vidas fazendo o bem, praticando o amor, a caridade, etc. Porque estas também passam por este calvário? Jesus não teve pecado e passou pelo sofrimento e Deus permitiu, então Deus seria incessível?

          Pois bem, iniciaria com a frase de uma musica de Pe. Zezinho “Só Deus pode responder por aquilo que Ele faz”. Para nós simples mortais e humanos demais, a única resposta que pode nos responder sobre o sofrimento é através da fé. No livro de Jó também percebemos estas perguntas feitas por ele para Deus quando procurava respostas para seu sofrimento e, depois de muitas murmuras, Deus se revela a ele que humildemente faz uma profissão de Fé.

          Primeiramente é importante termo em mente que Deus é amor e sendo amor não se sente feliz com o sofrimento humano, no entanto ele (sofrimento) faz parte da nossa vida. O sofrimento de Jesus resgatou a humanidade. Foi preciso ele passar pela morte, e morte de cruz, para que a humanidade de fato entendesse que Deus ama seus filhos a ponto de entregar Seu próprio filho vendo-o ser sacrificado como um cordeiro. Se talvez isto não tivesse ocorrido o homem não desse conta de tão grande é o amor de Deus por ele .

          Voltando ao nosso sofrimento (doenças, problemas de drogas na família, etc). Primeiro, devemos sempre ser conscientes de que as doenças não caem do céu e nem sempre é uma ação do demônio, mas sim são conseguencias da vida, conseqüências de nossas ações. São situações seja por meio interno ou externo que surgem. Enquanto pessoa humana, biológica, psicológica sofremos reações químicas que nos leva a adoecer. Por fim, precisamos também ser conscientes de que grandes partes das doenças são psicossomáticas e ainda que, nosso comportamento também gera doenças. Em suma, a doença faz parte do ser vivo seja ele racional ou não.

          Como pessoas sensíveis, emocionais e racionais o sofrimento nos abate profundamente e como seres espirituais, levam-nos a questionar Deus. No entanto, pela fé vamos percebemos que Deus não está feliz, pois Ele sente a nossa dor, portanto, sofre junto conosco, mas Deus enxerga a diante de nosso momento.
Aí lanço uma reflexão: o que seria de nós se Deus não estivesse junto conosco, mesmo que não percebendo muitas vezes Sua presença? É Ele que nos conforta, nos da força para superar as situações de dores. Enfim, ainda que não O vemos por encontrarmos envolvidos no sofrimento Ele sempre se faz presente.

          Voltando a Jesus, seu sofrimento nos trouxe a libertação, através dele (sofrimento) recebemos a vida eterna. Assim, também devemos encarar nossos sofrimentos, já que todos passamos por ele. Devemos tirar lições, e assim sermos melhores. O sofrimento deve provocar em nós mudanças de atitudes diante nossos conceitos anteriores, fazendo-nos valorizar mais nossa vida e a do outro. O sofrimento é difícil de aceitar e se transpor, no entanto, ao superá-lo, tiramos grande lições de amor e de humildade. Enfim, como o sofrimento de Jesus na cruz nos libertou, assim também, o nosso ocorre da mesma maneira, isto é, nos liberta do egoísmo, do orgulho, da vaidade, fazendo-nos novas criaturas. Em suma, termino como iniciei, somente encontraremos a resposta do porquê de Deus permitir o sofrimento pela Fé.

         Ataíde Lemos

2 comentários:

  1. A Felicidade não é desse mundo.
    A Terra é um planeta de provas e expiações.
    Vamos agir 100% no bem para merecermos reencarnar
    num planeta superior da próxima vez.
    As pessoas que são extremamente boas, só praticam
    a caridade, as vezes, pedem pra reencarnar na
    na terra, pra servirem de provas ``a outras
    pessoas. Sendo assim, são espíritos realmente bem
    mais evoluídos que nós.
    Colhemos o que plantamos.
    Aqui se faz, aqui se paga.
    Se não paga na encarnação presente, terá uma
    nova oportunidade e outra, e outra. Tantas
    quantas forem necessárias.
    Leia Allan Kardec para entender Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Os últimos, serão os primeiros !!!
    Não é qualquer um que sabe - sofrer bem -
    Se sofrermos com resignação, certamente,
    estaremos entre os primeiros da fila
    no "céu".

    ResponderExcluir