domingo, 17 de julho de 2011

A Parábola do Joio e do Trigo



O evangelho de Mateus 13,24-43, inicia dizendo: "O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora."

Desta parábola podemos tirar varias reflexões e uma delas é que, o Reino dos Céus é a vida eterna; o semeador é Jesus; a semente do trigo é Deus; o joio é o maligno e o campo é o mundo ou cada um de nós.

Pois bem, Deus ao nos conceber semeia o amor, semeia a vida, porém, o maligno também semeia em nós a semente do joio que é o egoísmo, a maldade, a indiferença, a ganância, a vaidade, etc. para que ela destrua a boa semente lançada por Deus em nós. Com o passar do tempo à medida que vamos tomando conhecimento do certo e do errado, tanto a boa semente como a má vai-se tomando forma e transformando a plantação, ou seja vão nos transformando em pessoas boas, mas ao mesmo tempo más.

Porém, como a parábola narra, Deus não nos destrói devido o joio também fazer de nosso Ser, pois em nós há também há a plantação do trigo e somente Ele sabe o momento certo da colheita.

A Sua Palavra está no meio de nó e através dela podemos em nosso dia a dia cuidar de nosso campo para que vamos aos poucos arrancando o joio semeado para que não destrua a boa semente que Deus que foi semeada em nós através de seu filho Jesus.

Deus nos criou para que tenhamos uma vida plena de amor, o que muitas vezes não permite viver esta plenitude é o joio que está em nós, levando-nos ao sofrimento, provocando o sofrimento no irmão. A semente do egoísmo é a raiz de muitos males tanto nosso como da humanidade, onde o ser humano não consegue ver no outro a pessoa de seu irmão como também a pessoa de Jesus.

Ao Deus esperar a colheita, mais uma vez podemos pensar nas palavras de Jesus “Meu Pai não quer que nenhum de seus filhos se perca”. Ou seja, a paciência de Deus é para que com o passar do tempo, com a nossa proximidade mais concreta com Ele, possamos ir eliminando todo joio que fora plantado em nossos corações pelo maligno e assim, todos possamos produzir o trigo e participar da morada eterna.

É importante levarmos em conta que Deus conhece nossas limitações e por isto, sua justiça é misericordiosa. Deus sabe nossa fraqueza diante as dificuldades e da sedução do mundo. Deus conhece nossos instintos humanos e é neste sentido que Ele usa de toda sua misericórdia para com cada um de nós de maneira singular.

Em suma, o importante é que sejamos conscientes de que somos um campo onde há semente de Deus, porém, também há semente do mal e que a partir daí, sejamos cada vez mais prudentes para que o joio existente em nós não sufoque o trigo a ponto de destruí-lo e assim, sermos lançados ao fogo eterno, por sermos apenas joio.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

2 comentários:

  1. Vou deixar-lhe uma prece.
    Prece de Cáritas

    DEUS, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai forca àquele que passa pela provação; dai luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus, dai ao viajor a estrela guia; ao aflito a consolação; ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai. Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que Criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e amor. Como Moisés sobre a montanha, nos Vós esperamos com os braços abertos, oh! Poder... oh! Bondade... oh! Beleza... oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia. Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós. Dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.

    ResponderExcluir