quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dai de graça o que de graça receberdes.


Quantas vezes surpreendemos com certos dons que temos. Algo que não sabemos explicar como surge e como o dom cada vez mais se estrutura dentro de nós.

Maravilho-me quando vejo um musico dedilhar um violão, uma facilidade nos movimentos com os dedos, um ouvido apurado em captar sons. Enfim, como num simples ouvir, muitas vezes sem conhecimento algum de notas musicais, de técnica é capaz de tocar com total maestria.

Maravilho-me com a habilidade do pintor que com uma facilidade imensurável faz obras de artes lindas. Suas mãos deslizam na tela e vão traçando formas com uma facilidade impressionante. Maravilho-me com a voz e o ritmo super afinado do cantor. Maravilho-me com a inspiração do escritor, do poeta que escreve como musica, tem uma mente fértil capaz de construir lindas obras. Maravilho-me com a habilidade do interprete; a categoria e agilidade do esportista. Enfim, são dons naturais e individuais que muitas vezes o próprio artista não sabe explicar.

Realmente cada um de nós tem grandes dons que para alguns tornam explícitos, porque são manifestados mexendo com os sentimentos, a alma das pessoas. No entanto, a tantos outros dons maravilhosos como a paciência, a eloqüência no falar. Outros ainda têm uma facilidade em liderança capaz de fazer discípulos.

Pois bem, em uma parábola Jesus conta que um administrador saiu para uma viagem e distribuiu à três empregados uma quantidade de talentos. A cada um deu uma quantidade segundo sua vontade. Ao retornar da viagem foi ter com os empregados para prestarem conta. Dois deles apresentaram o dobro do que haviam recebido. Porem, o outro devolveu o mesmo que recebeu. Então, o administrador o advertir por não ter feito que aquele talento se multiplicasse e se enfureceu mais ainda pela resposta que deu ao administrador, pois ele (empregado) o conhecia perfeitamente. Este é um simples resumo da parábola.

Deus nos dá dons especiais durante toda nossa existência, não exige de nós nada, não vive nos cobrando por este presente. Não deseja que vivamos alienados fora do mundo, pelo contrario, Ele deseja que aprimoramos estes Dons, estes Talentos para transformar o mundo mais alegre, mais bonito, mais humano. Sendo assim, por este presente é importante que reconheçamos que os Dons vem de Deus e assim, também retribuir pelo mesmo Dom para exaltar, louvar e bendizer o nome Dele. Como o mundo seria mais humano, mais divinizado se aqueles que têm o Dom da musica dedicasse um tempo de sua arte para elevar o nome de Deus? Se os pintores fizessem quadros que levasse o homem pelo sentimento a meditar e entrar em contato com Deus? Se o cantor, o interprete usasse destes Dons para levar pessoas pela emoção a mergulhar no amor de Deus? Se os escritores, poetas através da inspiração colaborassem para que as pessoas se amassem mais e descobrissem o significado da vida e do amor? Certamente viveríamos mais no contato com Deus. Estariamos retribuindo com pouco do muito que Ele nos dá.

Não tenho duvidas que quanto mais se faça reconhecendo que tudo vem de Deus e deve ser também colocado a serviço Dele o homem se realizaria mais e como conseqüência receberia graça em abundancia destes Dons.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta 

Um comentário: