terça-feira, 1 de novembro de 2011

Finados e a vida eterna



     Finados, além de ser um dia para visitarmos os jazigos de nossos entes queridos que partiram de junto de nós, é um dia também de profunda reflexão sobre a eternidade.

     A morte é uma tristeza sem fim, quando acreditamos que ela é o fim. Quando não somos pessoas espirituais no sentido transcendental. Quando somos materialistas. Enfim, quando não conseguimos ultrapassar a dimensão humana do homem. Porém, a morte passa a ser um estagio da vida; passa a ser apenas um momento da lembrança e da saudade física quando nossa fé nos motiva acreditar que a morte não é o fim, mas a passagem de um estado de vida para uma outra vida.

     Varias religiões, inclusive as não cristãs, também acreditam nesta outra dimensão de vida, porém, para os cristãos, Jesus vem reforçar a vida eterna. Há varias passagens evangélicas onde ele nos fortalece a fé nesta direção. Existe aquela onde Jesus diz que Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos; outro momento forte é seu dialogo com Marta e Maria no episódio da morte de Lazaro e entre vários tantos, um que se destaca e fundamental é ressurreição e as aparições após sua morte. Nas aparições Jesus sentava, conversava, comia com os apóstolos. Suas aparições eram no sentido de fortalecer seus seguidores acreditar na ressurreição.

     São Paulo, em uma de suas cartas diz que a fé do cristão se baseia na ressurreição de Jesus, pois, se assim não for vã é nossa Fé. Se não acreditarmos nela, não nos faz sentido dizermos que somos cristãos. Se não acreditarmos na ressurreição, nossa espiritualidade é simplesmente pagã. O cristão não é um admirador de Jesus como mestre, como um homem, mas sim, alguém que acredita que Jesus é Deus e a ele é dado o poder sobre o céu, a terra, a vida, a morte. Dada pelo seu Pai e nosso como herança de Cristo.

     Pois bem, mesmo acreditando na ressurreição e tendo a certeza que não somos deste mundo, todo cristão deve ser consciente que precisa viver e promover o Reino de Deus aqui. A morada definitiva não se dá pelos nossos méritos, mas pela graça e misericórdia de Deus. Nenhum de nós somos merecedores desta graça.

     Jesus, não só veio revelar a vida eterna, também veio nos ensinar como viver o Reino de Deus no mundo. Aquele que entende e assimila seus ensinamentos, certamente, já goza da graça da ressurreição, pois, a vida eterna é uma conseqüência da vida terrena.

     Finalizando, acreditar na vida eterna, é sentir a segurança de que a morte não existe, mas que é apenas uma passagem. Acreditar na vida eterna, é ter uma atitude de comprometimento com a vida humana e terrena. Acreditar na vida eterna, é ser uma pessoa transformadora da realidade em que vive. Acreditar na vida eterna, é compromisso com a paz, com a denúncia das injustiças. Acreditar na vida eterna, é ser a favor da vida em qualquer situação. 
Ataíde Lemos

Adquira o livro O Abraço do Pai, poesias, pensamentos e reflexões
entrando em contato

2 comentários:

  1. A MORTE É NADA
    (Santo Agostinho)

    "A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.
    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.
    Me dêem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.
    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.
    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.
    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.
    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.
    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora de suas vistas?
    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho...
    Você que aí ficou,
    siga em frente,
    a vida continua,
    linda e bela como sempre foi."

    ResponderExcluir
  2. Ante o Além

    A vida não termina
    Onde a morte aparece.
    Não transformes saudade
    Em fel nos que se foram.
    Eles seguem contigo,
    Conquanto de outra forma.
    Dá-lhes amor e paz,
    Por muito que padeças.
    Eles também te esperam
    Procurando amparar-te.
    Todos estamos juntos,
    Na presença de DEUS.

    Emmanuel
    (Chico Xavier).

    ResponderExcluir