domingo, 27 de novembro de 2011

Tempo do Advento


Estamos vivendo o tempo do advento, um período de preparação para chegada de Jesus. Pois bem, desde o inicio da história da salvação, logo no primeiro livro em Gênesis Deus já anuncia a vinda de seu filho como promessa para a restauração da humanidade. Em Gênesis 3,15 lemos; “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar." Nestas palavras ditas logo no principio da bíblia, Deus dá inicio ao advento, ou seja, pelo sim de Maria inicia a Aliança derradeira.

Penso que, ao refletimos Deus em nossa vida precisamos apenas ter um coração humilde e perceber que Ele não é alguém que foi idealizado por um povo para que vivêssemos uma vida dentro de determinados valores, preceitos e regra Deus, é muito mais que isso, como a Palavra diz; Ele é AMOR.

Quando o homem – segundo a história da salvação – pecou, passou ter uma vida de sofrimento, passou ter vergonha de si mesmo, com esta atitude se escondeu da Luz. Deus vendo esta realidade, esta situação de baixa auto estima, de morte fruto do pecado, anuncia a vinda de Jesus sendo a Luz do mundo.

Pois bem, o Antigo Testamento dá seu lugar ao Novo quando esta promessa se cumpre através do SIM de Maria. Naquele momento, o Espírito Santo fecunda seu Ser e o Verbo Divino que se faz homem. A primeira manifestação no homem da Santíssima Trindade se dá em Maria. Ela é o primeiro templo vivo da Trindade. Por isso, tal saudação de Isabel; "Ave te Cheia de Graça."

Jesus, vem ao mundo para resgatar a humanidade, para devolver a vida ao homem, sendo assim, Deus é o Deus da vida e não da morte. É neste sentido, que todo aquele que se diz cristão tem por dever, por obrigação ser o defensor da vida. É por isso, que o cristão deve ser contra o aborto, contra as drogas, contra a eutanásia. Enfim, por isso, que todo cristão não deve aderir à cultura da morte. Pois, se Deus na sua infinita misericórdia restaura a vida ao homem, como nós, seus seguidores poderemos ser contrario? Ou seja, sermos favoráveis a morte como nos casos citados acima?

Por mais que Deus seja Amor, não dá para compreender que Ele seja omisso para com pessoas que, mesmo dizendo amá-lo, tenha sua mente fixada na culturas de morte. O advento serve para esta reflexão individual sobre nosso comportamento em relação à vida e o compromisso com a prática do amor, da caridade, mas principalmente discernir qual o Deus professamos em nosso cotidiano; o Deus da Vida ou o Deus da morte.

Celebrar o advento é refletir dois pontos fundamentais; um é reviver o mistério da vida, da promessa de Deus a humanidade, todos os fatos e acontecimentos até a vinda de Jesus. É observar em cada livro do Antigo Testamento as profecias que direcionaram no cumprimento das Palavras de Deus até o nascimento de Jesus. É perceber as franquezas e as virtudes de um povo que caminha na esperança da promessa feita logo no primeiro livro da bíblia.

Celebrar o advento é refletir sobre nossa vida, sobre nossa caminhada não mais para a instauração do Reino de Deus, pois ele já se encontra no meio de nós, mas é refletir nosso encontro com Deus definitivamente, ou seja, estar preparado para o encontro definitivo com Deus na nossa partida, como estar preparado para a sua segunda vinda.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Adquira o livro O Abraços do Pai - Poesias, Pensamentos e Reflexões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário