sábado, 24 de dezembro de 2011

O que é celebrar o Natal


Celebrar o natal, é celebrar uma nova faze da existência humana, ou seja, podemos dividir o homem em duas etapas; uma é a sua criação e a outra, é a sua existência a partir do nascimento de Jesus.

Ao criar o mundo, Deus fez o homem e deu a ele toda liberdade de continuar a criação e prepara-lo para que um dia Ele viesse habitar neste mundo por um período e transformar o homem dando a ele o sentido real de sua existência.

Jesus disse que não veio abolir o antigo testamento, mas sim dar sentido para ele, ou seja, veio expor as Palavras de Deus a luz do entendimento humano.

Jesus é Verbo que se Encarnou e veio habitar entre nós. Em outras palavras, Deus, na pessoa do Deus Filho desce da realeza e vem dar diretriz, vem ser luz e levar o homem a assimilar quem ele é de fato. O homem é uma criatura de Deus, elevada a condição de filho, pelo sacrifício do próprio Deus, que assume toda as fraquezas e misérias humanas.

O nascimento de Jesus é um mistério tão maravilhoso e profundo que foge ao nosso entendimento. Este mistério é valorizado, é respeitado e assimilado mesmo por aqueles que não são cristãos.

Quando observamos as reações das pessoas, as emoções que são externadas, o clima que ocorre no natal podemos sentir que toda esta alegria, todo este clima é algo que não vem do humano, mas sim, é algo sobrenatural que transforma a terra inteira, ou seja, independente o credo, as culturas diversas as pessoas são contagiadas por um sentimento espiritual que só pode vir de Deus.

Como colocava no inicio, a vinda de Jesus trouxe uma nova dimensão a existência que está relacionada à presença de Deus que habitou entre nós e transformou o sentimento humano. Por mais, que tivemos homens que revolucionaram a história da humanidade com seus feitos, com suas mensagens jamais chegaram a 1% da revolução que Jesus fez no coração humano. Na verdade, estes grandes grandes homens foram discípulos de Jesus e muitos deles não se deram conta disto.

Jesus com a autoridade de Deus, trouxe luz aos corações, trouxe esperança aos desanimados, deu vida aos que se encontravam mortos emocionalmente e espiritualmente. Jesus, trouxe alegria e paz aos tristes e sofredores. Enfim, Jesus deu uma nova conotação e reavivou o Espírito do homem.

Finalizando, ao refletirmos o Natal, voltamos a palavra de Jesus. Muitos profetas que anunciaram esta nova era, (a vinda de Jesus), não foram privilegiados como somos nós, pois anunciaram algo que não presenciaram e nós temos a graça de anunciar um Deus que esteve entre nós na forma de pessoa, de carne e temos o privilegio de conhecer este novo mundo que ele implantou.

Se hoje ainda presenciamos tanta violência, tanto desamor, tanta injustiça, certamente, isto ocorre por aqueles que ainda não perceberam o significado do Natal e quem foi Jesus. Enfim, não se deram conta de que Deus habitou entre nós e que nos deu como presente a eternidade.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Um comentário:

  1. o meu amigo desejo a vc e sua familia um natal de muita paz e muito amor e que neste ano seja concretizado tds seus desejos bjsssssssssss
    cida

    ResponderExcluir