domingo, 20 de setembro de 2009

Pedagogia de Deus













           O homem nasce, vive e morre egoísta. Esta é uma característica humana, esta é a razão do homem viver constantemente confrontando com a dor, pois, ele está numa busca constante de sua felicidade, porém uma felicidade egoísta. Esta dor pode vir de varias formas. No entanto, é o sofrimento que faz o homem crescer em todos os sentidos, tanto como pessoa humana como também espiritual.

          Pois bem, a pedagogia de Deus é proporcionar ao homem por si mesmo se encontrar, crescer e assim conquistar a paz e o sentido de sua existência. Ele dá todas as condições necessárias para que isto ocorra através de Sua Palavra, por meio dos acontecimentos no cotidiano do dia a dia.

          Como sempre ouvimos dizer, Deus dá o livre arbítrio ao homem, isto é, Ele não dita as regras e nem pressiona, pelo contrario, dá a ele (homem) toda liberdade de conduzir a vida segundo sua vontade. No entanto, Deus está sempre presente e escrevendo a história juntamente com o homem, apontando caminhos mostrando o certo e o errado, porém a Palavra diz: “diante de ti coloco vida e a morte”, é o homem que vai escolher. No entanto, mesmo que indiretamente esta escolha sempre será forçada - devido ao sofrimento - no caminho da paz e da felicidade verdadeira.

          O que podemos tirar desta pequena reflexão é que, em primeiro lugar; a dor, os sofrimentos são necessários para que homem despoje de seu egoísmo e abre a mente tornando-se humilde para reconhecer sua fragilidade e a partir daí crescer. Segundo; é pelo sofrimento que o homem reconhece e aceita Deus como um Ser Absoluto e Supremo.

          Enfim, Deus não compraz com o sofrimento humano e nem deseja ao homem sofrer. Ele é AMOR, e quem ama jamais é feliz ou se mantém feliz com a dor do outro. No entanto, é pelo sofrimento que o homem se encontra e também encontra Deus.

Ataíde Lemos

Um comentário:

  1. Bom dia, realmente os problemas e os obstáculos que a vida coloca em nossa frente são apenas a alavanca para nos tornar-mos pessoas melhores e tomarmos consciência que precisamos uns dos outros nesta vida;

    Aprendi a ler suas poesias no site Caminho da Fé e uma que eu gosto muito é N.S. Aparecida, milagre da fé pois ela representa tudo o que eu vejo aqui em Aparecida. Carlinhos.

    ResponderExcluir